sexta-feira, 22 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 8,1-3 - 22/09/2023


Coloque-se a serviço do Reino de Deus

“Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.” (Lc 8,1-3)



Meus irmãos e minhas irmãs, o Evangelho de hoje fala do grupo feminino que estava no seguimento de Jesus. Cristo rompeu drasticamente com uma mentalidade reinante da Sua época. E se alguém ousar dizer que o cristianismo é contra a liberdade das mulheres, essa e outras passagens bíblicas deveriam ser aprofundadas porque é uma mentira.
De fato, Jesus rompeu com uma mentalidade, Ele deu dignidade para as mulheres, restituiu a dignidade que elas sempre tiveram aos olhos de Deus.
Jesus é fruto de um ventre bendito, Ele foi alimentado por seios benditos. Jesus foi educado por uma mulher bendita. Jesus nunca excluiu as mulheres!
O relato é bem claro: “Ajudavam Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam”, e eram mulheres importantes. Eram dizimistas da época, as benfeitoras, as sócias do Clube da Evangelização, as acolhedoras, as mães espirituais que nós temos nos tempos de hoje. Certamente, essas mulheres já haviam amadurecido o que era seguir Jesus, o que era servir e colocar-se a serviço do Senhor.

As mulheres, de fato, entenderam muito bem o que é seguir Jesus Cristo e colocar-se a serviço do Reino

São mulheres, aqui, apresentadas: curadas de seus males, de seus pecados, dos seus erros e, agora, estão dispostas a servir Cristo. Serão aquelas mulheres corajosas que estarão ao pé da cruz de Jesus, que entrarão no sepulcro de madrugada, farão tudo o que os discípulos homens aprenderão depois e com muito mais tempo e muito mais custo.
De fato, as mulheres amadurecem bem antes de nós, homens; isso é um dado psicológico, mas também no discipulado e na realidade espiritual não foi diferente. As mulheres amadureceram muito mais rápido no seguimento de Jesus. Por isso, Jesus não se preocupou em dar funções de poder ou o poder das chaves para as mulheres porque para elas importava a relação com Cristo; estar com Ele era o mais importante.
Elas já haviam entrado na igreja pela porta da frente, que era Jesus Cristo, e já sabiam o que era pertencer à Igreja d’Ele. Por isso, hoje, basta olhar as nossas comunidades, a composição majoritária das mulheres. As mulheres, de fato, entenderam muito bem o que é seguir Jesus Cristo e colocar-se a serviço do Reino.
Hoje, uma bênção toda especial sobre todas as mulheres, aquelas que fazem a evangelização acontecer, que dão a vida por causa do Reino dos Céus. Independentemente da função que ocupam, elas pensam unicamente em servir a Jesus Cristo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.  Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário