sábado, 16 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 6,43-49 - 16/09/2023


Deus deseja que você produza bons frutos em sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.’” (Lucas 6,43-44)



Meus irmãos e minhas irmãs, o Evangelho de hoje nos ensina um excelente critério de discernimento: os frutos.
Hoje, celebramos dois lindos frutos da árvore do martírio, celebramos, com a Igreja, São Cornélio e São Cipriano – um, Papa; o outro, amigo do Papa. Uma linda amizade que sustentou ambos na firme decisão de ser de Cristo e defender a fé a todo custo. Um bom critério de uma verdadeira amizade: alguém que me ajuda a ser mais de Deus, a ser fiel a Deus.
E, falando de critério de discernimento — voltando para o texto —, dos frutos se reconhece a árvore. Atenção para não confundir frutos com resultados, senão Cristo seria um grande falido da história, porque Ele morreu na cruz. Do ponto de vista humano, diríamos que Jesus seria um falido.

Sei em quem depositei a minha confiança, e se estou em Deus, vou produzir bons frutos

Frutos são aquelas realidades apresentadas por São Paulo em uma de suas cartas: paz, alegria, bondade, mansidão, domínio de si, ou seja, tudo isso diz de uma pessoa que é totalmente livre interiormente. Podem existir conflitos, mas ela prova uma paz. Podem existir tribulações, mas isso não rouba a sua alegria. Pode viver cercada de um mundo mau, mas ela conserva dentro de si a bondade. Pode viver rodeada de gente problemática, mas ela vive uma mansidão. Pode estar no meio de muitas provações, mas consegue manter o domínio de si. Esses são os frutos, são os frutos do Espírito que agem em nós e nos fazem uma pessoa, de fato, interiormente livre.
Perceba que não se trata de depender das circunstâncias da vida, porque as circunstâncias podem ser as piores ao redor de você, mas se trata de depender de Deus, trata-se de saber ser uma árvore plantada à beira da torrente de água viva que é Deus.
Você está em Deus, a sua vida está n’Ele, então as circunstâncias ao seu redor, por piores que sejam, não determinam a sua paz interior, a sua mansidão, a sua bondade, o domínio de si. Sei em quem depositei a minha confiança, e se estou em Deus, vou produzir bons frutos.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário