quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 03 de agosto, 5ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum


03 de agosto, 5ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 03 de Agosto, 5ª Feira da 17ª Semana do Tempo Comum.

– A parábola da rede, é a conclusão do Sermão das parábolas. A rede do Reino dos Céus é lançada ao mar do mundo. No final dos tempos, no momento do juízo, quando a rede estiver cheia, os anjos de Deus virão para separar os peixes bons dos “que não prestam”. Pela parábola em si, já compreendemos que os justos se contrapõem aos maus pela observância e pela prática da vontade de Deus. Jesus exemplifica quem são os justos praticantes da vontade do Pai. Justo é quem sacia os famintos e sedentos, veste o nu, visita e assiste o doente e o encarcerado, acolhe os peregrinos e os sem teto. Peça ao Senhor que lhe dê sabedoria para observar e praticar a vontade de Deus.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos 47 a 53.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim". Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

– A rede significa as oportunidades que Deus dá a todos. Ele nos chama independentemente de quem somos, porém a diferença está na resposta que cada um lhe dá a esse chamado. No nosso peregrinar, Deus nos dá muitas chances, as quais são as redes lançadas ao mar da vida, mas chegará um momento em que essa rede será arrastada para a beira da praia e Lá serão selecionados os peixes bons e colocados no cesto do Senhor, e os peixes que não servirem serão jogados fora. Não podemos interpretar este texto apenas na visão do fim dos tempos, mas na dinâmica da nossa história, aqui mesmo neste mundo, porque o Reino dos céus começa a acontecer aqui, entre nós. Como discípulos e discípulas do Reino dos céus, devemos fazer discernimentos, sabendo selecionar o que é bom e o que não é bom, o que é de Deus e o que não é. Converse com Deus sobre sua resposta ao chamado que Ele faz a você.

– Você busca fazer a vontade do Pai? Observa e pratica os seus ensinamentos, orientações? Você sabe discernir o que é da vontade de Deus e aquilo que nega seu projeto? Sua resposta ao Senhor é qualificada ou vazia?

“...os pescadores puxam a rede para a praia e sentam-se para recolher em cestos os peixes bons e jogar fora os ruins”, diz o evangelho. Peça a Deus que lhe dê sabedoria para bem saber escolher o caminho a seguir: o bem ou o mal. Veja o que diz a reflexão de Frei Bruno Godofredo Glaab

“A missão, como a rede, deve atingir a todos. Quem faz o julgamento final é Deus. Por ora, convém lançar as redes. Nunca se poderá ver as comunidades como o lugar de convivência dos perfeitos. A Igreja tem lugar para todos. A separação acontece no fim: os anjos virão separar..., isto é, compete a Deus.”

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê discernimento para optar pelo caminho do bem, observando seus ensinamentos na edificação do seu Reinado que começa aqui e agora da nossa história.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário