quinta-feira, 31 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 24,42-51 - 31/08/2023


Tenha uma vida coerente e espere a vinda do Senhor

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.’” (Mateus 24,42-44)



Nestes últimos dias, na Liturgia, tivemos a oportunidade de ouvir várias vezes esse forte apelo para termos uma vida coerente; esse forte apelo para correspondermos com a verdade do Evangelho, com a verdade que Jesus Cristo veio nos anunciar.
E todo esse apelo tem uma única finalidade, que é estarmos preparados, em estado de vigilância, para o grande dia em que o Senhor virá.
O tempo da conversão, o tempo de mudarmos de vida, de deixarmos a hipocrisia — tão denunciada por Jesus —, é agora, é hoje! Hoje, precisamos deixar a hipocrisia que, às vezes, se aloja no nosso coração.

Peçamos, primeiramente, a graça de sermos, em tudo, coerentes com a vontade de Deus em nossa vida

Por isso, nós não podemos perder tempo, não podemos deixar para corrigir as nossas incoerências e as nossas falsidades depois. A vida santa deve começar hoje, já, imediatamente.
Viver uma vida coerente é viver esse estado de vigilância constante; essa vigilância é vivida nessa disponibilidade interior de alguém que confia e espera: o Senhor está voltando, Ele virá!
Diferente de uma vigilância baseada unicamente no medo, precisamos viver a vigilância confiante em nosso Senhor Jesus Cristo. E quem é coerente não teme a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem é coerente, quem age de acordo com a verdade, quem corresponde à vontade de Deus, espera com confiança a Sua chegada porque sempre está preparado para esse dia.
Por isso, peçamos, primeiramente, a graça de sermos, em tudo, coerentes com a verdade, coerentes com o Santo Evangelho, coerentes com a vontade de Deus em nossa vida. E que, a partir desta santa coerência, possamos aguardar com confiança a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo que virá até nós.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário