sábado, 26 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 19,13-15 - 26/08/2023


O seu testemunho de vida pode transformar a vida do próximo

“Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: ‘Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros.’” (Mateus 23,1-5)



Jesus, no Evangelho de hoje, faz uma enérgica crítica aos fariseus e doutores da Lei. Jesus afirma que eles possuem autoridade para interpretar e compreender a Lei; afirma que eles possuem conhecimento suficiente para ensinar aos demais, contudo, eles conhecem, mas não vivem; ensinam, mas não praticam.
Desse modo, Jesus reprova neles algo que sempre foi detestável a Deus, que é a hipocrisia. A hipocrisia e a incoerência em falar, mas não viver é algo que incomoda o coração de Deus!
Jesus condena a incoerência de uma vida sustentada somente pelas aparências e não pelo testemunho. Jesus não só condena,  Ele também denuncia essa incoerência dos fariseus e dos mestres da Lei (que gostavam dos status), com o principal intuito de revermos o nosso próprio proceder.
Jesus aponta sobre eles essa incoerência, pois eles também — como vai dizer o Evangelho —, “Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.”

Jesus condena a incoerência de uma vida sustentada somente pelas aparências e não pelo testemunho

Meus irmãos, também precisamos examinar a nossa própria conduta porque nós, facilmente, podemos estar vivendo uma vida de incoerências, podemos viver uma vida de aparências e não de testemunho.
A hipocrisia é algo tão detestável quanto sutil. É muito sútil viver de aparências! Podemos exigir dos nossos irmãos uma vivência que nós mesmos não estamos nos empenhando em ser testemunho.
Por isso, devemos sempre nos perguntar: “A minha vida, as minhas palavras, as minhas atitudes têm tornado o caminho de santidade do meu próximo mais fácil e mais acessível, ou, pelo contrário, têm tornado o caminho do meu irmão algo insuportável, um peso difícil demais de ser carregado?”. Porque os fariseus colocavam pesos sobre os outros, mas eles mesmos não carregavam.
A minha coerência de vida precisa ser algo que torna o caminho de santidade dos meus irmãos algo mais fácil. A minha coerência de vida precisa ser esse alívio no caminho dos outros! Por isso, Jesus nos ensina o caminho da humildade, de sermos servos dos nossos irmãos. O servo que ajuda com o seu testemunho de vida; o servo que ajuda a carregar os fardos dos seus irmãos, a carregar o peso dos seus irmãos.
Neste dia, peçamos essa graça de não colocar mais peso sobre a vida do outro, mas, com o nosso testemunho de vida, ajudar a carregar os fardos uns dos outros.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário