quarta-feira, 23 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,44-46 - 23/08/2023


Jesus é o tesouro mais precioso da sua vida

“O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.” (Mateus 13,45-46)



A Igreja celebra, neste dia, a Festa de Santa Rosa de Lima. Santa Rosa de Lima foi a primeira mulher das Américas a ser canonizada, a ser santa. Honrada também com o título de “Padroeira da América Latina”, o Evangelho, que hoje nos é proposto, é uma reflexão sobre esse tesouro escondido, essa pérola de grande valor.
Esse Evangelho define, em poucas palavras, aquilo que deve ser o centro de toda a espiritualidade cristã, aquilo que deve ser o centro da nossa vida, a nossa busca. O centro da nossa espiritualidade está no encontro desse tesouro escondido, no encontro dessa pérola de grande valor, essa pérola preciosa.
E Santa Rosa — essa santa que nós celebramos hoje, tão amada aqui na América —, desde muito jovem foi uma mulher de profunda oração e meditação. E foi justamente através da sua espiritualidade que ela descobriu esse tesouro da vida religiosa e, a partir dali, decidiu entregar a sua vida totalmente à vida religiosa, preferiu deixar tudo o que possuía por um valor superior, por algo de muito mais valor, por uma pérola de valor inestimável.

Jesus é o nosso maior tesouro, Ele é a pérola de grande valor

Deus é um tesouro escondido que nos atrai; mas também exige de nós a renúncia dos bens aqui deste mundo.
Conta a história que, certo dia, enquanto Santa Rosa rezava diante de uma imagem de Nossa Senhora (que segurava nos braços Jesus), ela ouviu a voz daquele menino que dizia para ela: “Rosa, dedique a mim todo o seu amor”, e ela não hesitou em responder. A partir daquele momento, Jesus foi o seu maior amor, Ele foi o seu maior tesouro, foi a pérola preciosa que ela buscou e possuiu na sua vida até o fim de sua vida aqui neste mundo.
Meus irmãos, Jesus é o nosso maior tesouro, Ele é essa pérola de grande valor, esse tesouro que está, muitas vezes, oculto sobre o véu da fé. É um tesouro escondido neste campo, e nós precisamos O buscar. E, quando O encontrarmos, que nós possamos vender tudo para possuí-Lo.
Não há outro caminho, Deus nos chama a encontrar esse tesouro, a descobrirmos por meio da oração aquilo que tem mais valor, que é Jesus Cristo. Por isso, assim como Santa Rosa — que descobriu esse grande tesouro e foi capaz de entregar toda a sua vida —, que nós também possamos cultivar um coração que saiba amar Jesus Cristo e, por isso, se entregar a Ele a cada dia.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário