quinta-feira, 24 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 1,45-51 - 24/08/2023


Tenha uma experiência pessoal com Jesus

“Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’. Natanael disse: ‘De Nazaré pode sair coisa boa?’ Filipe respondeu: ‘Vem ver!’ Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: ‘Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.’” (João 1,45-47)



Hoje, celebramos a festa do apóstolo São Bartolomeu, também conhecido com o nome de Natanael — como o próprio Evangelho nos indica. Natanael era da cidade de Caná da Galileia; e o encontro d’Ele com Jesus se deu através do seu amigo Filipe, que também era apóstolo de Nosso Senhor.
Filipe, que há alguns dias já havia encontrado Jesus, já era um dos Seus discípulos (pois reconheceu n’Ele o Messias) e foi anunciar essa boa notícia ao seu amigo Natanael, dizendo-lhe: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
Filipe anuncia Jesus ao seu amigo. E nos faz perceber que, dentro dessa amizade, já existia um anseio, uma busca por encontrar a Jesus Cristo, pois ambos estavam à procura do Messias.
A amizade de Filipe e Natanael compartilhava deste mesmo ideal: encontrar o Salvador, encontrar Jesus. Isso nos ensina que bons amigos compartilham de bons ideais. Um bom amigo nos ajuda a encontrar a salvação, ou seja, os bons amigos nos levam para Deus.

O Senhor espera a nossa atitude de irmos ao Seu encontro, de fazermos a nossa experiência

Filipe levou Jesus a Natanael, fez com que o seu amigo conhecesse a salvação. Natanael, que reage com um certo preconceito diante do anúncio de Jesus, dizendo: “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Filipe simplesmente respondeu: “Vem ver!”, ou seja, Filipe não perdeu tempo querendo justificar ou, então, comprovar que Jesus era o Messias, mas ele anunciou. E, diante da dúvida e do preconceito do seu amigo, Filipe insistiu para que ele fizesse a experiência dele: “Vem ver, Natanael!”.
Meus irmãos, a vida cristã normalmente começa assim: com o anúncio dessa Boa-Nova. Alguém vem e nos diz: “Olha, encontramos a Jesus”, assim como Filipe disse para Natanael. Porém, todos nós também precisamos fazer uma experiência pessoal com Jesus.
Natanael, depois que fez a experiência, depois que foi e comprovou, viu com seus próprios olhos, rendeu-se a Jesus Cristo. Natanael viveu uma experiência que mudou completamente a vida dele, ele se encontrou com Aquele que o conhecia profundamente, Aquele que sabia da sua busca, sabia da sua retidão, da sua honestidade, da honestidade do seu coração. Por isso, Jesus diz que ele era um israelita de verdade, um homem sem falsidade.
O Senhor também nos conhece profundamente e também nos espera; espera a nossa atitude de irmos ao Seu encontro, de irmos e vermos, de fazermos a nossa experiência. Por isso, procuremos também, procuremos ao Senhor, procuremos fazer a nossa experiência com Ele!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário