quarta-feira, 26 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,16-17 - 26/07/2023


Faça uma oração de louvor e agradecimento pelos seus avós

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram’”. (Mateus 13,16-17)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje celebramos uma festa muito carinhosa, uma homenagem. Celebramos os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana.
Até o Filho de Deus viveu a experiência de se encarnar na história de dois seres humanos: um homem e uma mulher simples, mas abertos e acolhedores. Foram bons educadores, sobretudo, educadores na fé.
A Virgem Maria foi muito bem educada por seus pais, São Joaquim e Sant’Ana. Tanto que nós vemos, nas Escrituras, traços de uma menina cortês, polida nas palavras, respeitosa, casta, honrada, uma menina caridosa, atenta às necessidades do outro, religiosa, fiel a Deus. Mas também no aspecto humano: determinada, corajosa, decidida, perseverante, esperta, perspicaz, atenta e humilde. São todas essas características da Virgem Maria que os Evangelhos nos apontam, que foram certamente a herança dos seus pais. E hoje nós celebramos os avós de Jesus.

Convido você a louvar a Deus pelas suas raízes, pela sua árvore genealógica, trazendo à presença de Deus os seus avós

Quanta coisa os avós de Jesus ensinaram, seja para a Virgem Maria, mas também para Jesus! Os Evangelhos não narram — temos isso vindo da tradição católica —, mas,  possivelmente, Jesus conheceu e conviveu com seus avós. Porque a Virgem Maria, quando ficou grávida de Jesus, era muito jovem, certamente Ela tinha ainda os seus pais. Certamente, vovô Joaquim e vovó Ana deram muitos conselhos para o Filho de Deus. Que experiência linda!
E hoje nós vamos fazer um elogio para aqueles homens e mulheres da nossa história, que viram e ouviram muitas coisas, que tiveram uma grande experiência de vida. Os cabelos brancos e as rugas são os sinais dessa belíssima experiência de vida. Há aquelas rugas que nos dão a obrigação de reverenciar com muito respeito e muito amor toda a luta que travaram para educar os nossos pais e transmitir tantos valores.
Hoje, podemos também construir uma herança espiritual para as futuras gerações; o vovô e a vovó não podem desaparecer da sociedade, eles precisam permanecer!
Por isso, hoje, convido você a louvar a Deus pelas suas raízes, pela sua árvore genealógica, trazendo à presença de Deus os seus avós, aqueles que foram instrumentos para educar e cuidar da vida dos seus pais, para que nós pudéssemos também existir nesse mundo, e hoje poder aprender tantas coisas, poder ser de Deus, graças ao testemunho dessas pessoas.
Reze, hoje, pelos seus avós! Se você não os têm nesta vida, mas se estão na vida eterna, faça também a sua oração de louvor a Deus e agradecimento por essas pessoas.
Sobre vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário