quarta-feira, 19 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 11,25-27 - 19/07/2023


Aprenda a viver a sua vida de forma simples

“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Mateus 11,25-26).



Meus irmãos e minhas irmãs, Deus também tem as suas preferências, e sabemos que só Ele é capaz de preferir sem excluir ninguém. Mas Deus tem as suas preferências.
A preferência apontada no Evangelho de hoje, a preferência de Deus é pelas pessoas simples. O simples é o contrário do complexo; o simples acolhe tudo da vida como oportunidade de crescimento, sem complicar as coisas; o simples tem nas experiências da vida — sejam elas alegres, mas também desafiadoras —, oportunidades de crescimento.
Você não vê na boca de um simples a murmuração, a reclamação, aquela pessoa azeda e negativa, mas, do contrário, o complexo busca sempre, nas explicações, um jeito de escapar do que a vida lhe propõe. Certamente, ele vai encarar uma situação de alegria pensando: “Talvez, amanhã, não será mais assim”, ou uma situação de tristeza através da reclamação, praguejando o nome de Deus.
Deus tem preferência pelo simples! O simples sabe aceitar uma alegria e uma tristeza, como eu disse, como componentes da vida, como partes da vida humana. E é capaz de retirar, tanto da alegria como da provação, coisas preciosas para o seu crescimento humano e também espiritual.

Um coração simples tem a capacidade de saber capturar o olhar de Deus

Verdade ou não que as situações de provação nos amadurecem tanto, elas nos fazem crescer como pessoas e também como filhos de Deus. Uma pessoa simples sabe viver do essencial, ela escolhe sempre pelo essencial e não por aquilo que é banal; é um coração aberto e livre, e Deus ama essas pessoas.
É a essas pessoas que Deus revela Seus segredos e os Seus tesouros. Um coração simples tem a capacidade de saber capturar o olhar de Deus; do coração simples, Deus está perto e Ele olha para esse coração cheio de simplicidade.
Por isso, a partir da Palavra de hoje, peçamos a libertação dos nossos complexos; muitas vezes, nós carregamos muitos complexos: de inferioridade, de superioridade, de perseguição, de murmuração.
Peçamos ao Senhor a graça e o dom de aprender a viver a vida de uma forma simples, viver a vida de Deus. Viver no ordinário da nossa vida as realidades que se apresentam a nós, buscando força em Deus para enfrentar as situações de sofrimento, de desafio, de dificuldade, mas também nos alegrando com o pouco que nos é concedido, fazendo festa com aquelas realidades da nossa vida que nos trazem a verdadeira felicidade. Deus ama o simples!
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário