quinta-feira, 13 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,7-15 - 13/07/2023


Trilhe os caminhos de sua vida na presença de Cristo

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,7-8)



Meus irmãos e minhas irmãs, tem uma bela expressão em italiano que explica bem o início desse Evangelho. Infelizmente, no português, a gente traduziu: “Em vosso caminho”, mas há uma expressão no italiano que diz “strada facendo”, que quer dizer literalmente: “Fazendo o caminho”, ou seja, “Estando em caminho”.
É importante dizer isso porque esse nome “caminho” foi o nome com o qual os cristãos das primeiras comunidades foram identificados. Os seguidores de Jesus eram chamados de “seguidores do caminho”, porque esse caminho era identificado com a pessoa de Cristo.
Então, quando o Autor Sagrado nos diz que nós, durante o caminho, ou seja, em caminho, o seguimento deve acontecer dentro da vida de Cristo. Ninguém pode seguir Cristo estando à beira do caminho, estando fora do caminho, ou seja, fora daquilo que é a vida de Cristo, o Seu estilo de vida, os Seus valores. Ninguém pode se dizer cristão se não seguir o caminho do Senhor, trilhar outras estradas.

Enquanto caminhamos com o Cristo, vamos nos desprendendo de tudo aquilo que não pertence a Ele

O outro aspecto que a tradução italiana nos ajuda é que Cristo não parte de um discípulo perfeito e pronto, é “em caminho”, “fazendo o caminho”.
Ontem, nós vimos, no Evangelho, a lista dos Doze; todos os Doze frágeis, limitados e pecadores. Então, “strada facendo” quer dizer que, enquanto caminho com Cristo, Ele me cura, liberta-me dos pecados, converte-me e salva-me.
Jesus não espera que nós estejamos belos e santos, prontos para nos chamar ao Seu seguimento, Ele vai realizando essa obra ao longo do caminho, passo a passo, na caminhada. Por isso que muitos usam essa expressão: “Estou na caminhada há tantos anos”, porque é uma caminhada, não chegamos ainda à nossa meta, estamos percorrendo essa estrada com o Senhor. Por isso, enquanto caminhamos com o Cristo, vamos nos desprendendo de tudo aquilo que não pertence a Ele.
Judas e João eram amados com o mesmo amor de Cristo, a diferença é que João caminhou com Cristo, mas Judas fez um caminho paralelo, e o seu fim foi trágico, foi dramático. Então, não podemos caminhar na nossa vida sem Cristo, mesmo que você toque nas suas fraquezas, mesmo que você tenha muita consciência das suas misérias, não abandone o caminho do Senhor. Permaneça, porque, enquanto você caminha, Jesus o transforma e converte.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário