quarta-feira, 12 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,1-7 - 12/07/2023


Você é chamado a continuar a missão de Cristo no mundo

“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus” (Mateus 10,1-4).



Irmãos e irmãs, já ouvimos, muitas vezes, esse Evangelho que já é bem conhecido de todos nós: o Evangelho do chamado; e diria que existe um estado de graça no chamado. Entendemos aqui como “chamado” o que cada batizado recebeu como graça de participar na missão de Jesus. Todos nós somos chamados, todos nós somos participantes desta graça da missão de Jesus, de contar com cada um de nós na realização da Sua missão.
Existe uma eficácia sobrenatural no simples fato de sermos cristãos, isto é, ser Cristo no mundo. Falamos como cristãos, pensamos como cristãos, agimos como cristãos, e por isso devemos prestar muita atenção para não destoarmos daquilo que nós somos, não nos comportar de uma maneira contrária àquilo que somos. Somos cristãos!
Existe uma máxima de São Tomás de Aquino, dentre os seus inúmeros escritos, que diz: “Agere sequitur esse”, que quer dizer: “O agir segue o ser”.

Todos nós somos participantes desta graça da missão de Jesus, d’Ele contar com cada um de nós na realização da Sua missão

Se sou cristão, preciso me comportar como tal. É o que nós chamamos de coerência e incoerência, ou seja, que tudo em mim tenha um comportamento justo para aquilo que sou — o meu agir deve seguir o meu ser. Devo me comportar aonde estou com a identidade que possuo como cristão: em casa, no trabalho, na faculdade, onde eu estiver, nas redes sociais. É importante dizer isso, porque as redes sociais se tornaram um ambiente em que preciso me comportar como cristão; até mesmo os comentários que faço de um vídeo que vi ou uma postagem precisa ser sempre um comentário cristão, não posso nunca me comportar de maneira incoerente com aquilo que sou.
Por isso já partimos na existência com essa prerrogativa — “Eu sou cristão” —, e ela não é um prêmio. Ninguém se autodenomina “cristão”, isso é algo que nos é dado pelo próprio Cristo no nosso batismo, é uma graça que nós recebemos: sermos identificados com Cristo e nos tornar a presença d’Ele no mundo.
Você viu que apareceu aqui a lista dos nomes. Esses nomes são para indicar que não existe cristão anônimo. Os soldados de Cristo se alistam, são chamados por nome, são identificados um a um, por isso não existe “home church”. A gente tem uma palavra muito usada nos tempos atuais que é “home office”  — o trabalho em casa; não existe home church — a igreja em casa.
Os soldados de Cristo se apresentam, estão na comunidade, fazem parte da comunidade cristã, vivem o sacramento na sua paróquia, no seu grupo. Esses são os nomes daqueles que foram chamados e convocados para continuar a missão de Cristo.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário