sexta-feira, 2 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 02 de junho, 6ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum


02 de junho, 6ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 02 de junho, 6ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus ao entrar no Templo, se sente um estranho naquele lugar: aquele templo não é a casa de seu Pai nem é o espaço da acolhida dos marginalizados, mas um mercado. Considere também se o templo de seu coração é realmente “casa de oração”, “casa de encontro com Deus e comunhão com os outros”, ou antes, uma espécie de “feira” onde compra-se, vende-se e negocia-se de tudo.

- Escuta o evangelho de Marcos, capítulo 11, versículos 11 a 26:

Tendo sido aclamado pela multidão, Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: "Que ninguém mais coma de teus frutos". E os discípulos escutaram o que ele disse. Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. E ensinava o povo, dizendo: "Não está escrito: 'Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos'? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões". Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. Pedro lembrou-se e disse a Jesus: "Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou". Jesus lhes disse: "Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: 'Levanta-te e atira-te no mar', e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados".[26]

- Com Jesus e os discípulos chegamos a Jerusalém. Vamos com eles ao Templo. Quando chega Jesus fica bastante incomodado com que o Templo havia se tornado. Constata inúmeros vendilhões a explorar o povo. A casa de oração tornou-se uma casa de comércio. Jesus inquieto expulsa-os. À noite contemplando uma figueira seca conversam sobre a confiança na oração. Evidente que a atitude de Jesus no Templo é chocante. O Mestre pacífico tem uma atitude radical. O discípulo, portanto, é também inquieto no mundo de injustiça e opressão. Peça ao Senhor discernimento para ser fiel discípulo de Jesus nesta mundo.

- Contemple a chegada de Jesus no Templo de Jerusalém, observe a inquietação de Jesus. Coloque-se nessa cena evangélica. Você também estaria incomodado com a situação? Hoje quais são suas inquietações? Onde e com quem você fica inquieto? São inquietações necessárias? Apresente-as ao Bom Jesus.

- “Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo”, narra o evangelho de hoje. Diz o poema/oração do Pe. Francys Silvestrini Adão SJ:

Vira, Senhor, a mesa
todas as vezes que
a troca me fizer esquecer a graça
o sacrifício anular a misericórdia
o comércio se infiltrar na oração
o ritualismo sufocar o mistério
Revira minha mesa
para que ela cumpra sua função
de partilha dos dons
de celebração da vida
de comensalidade fraterna
Expulsa de mim
tudo o que me impede
de ser o homem eucarístico
sonhado pelo Teu e nosso Pai
E assim completamente revirado
por Teu cuidado zeloso
que eu seja
como Tu foste e sempre serás
Casa sempre aberta
Mesa para todos
Alimento para quem
tem fome e sede de Plenitude

- Termina a tua oração se reconhecendo como a figueira que não seca, mas move-se conduzida pelo Senhor. Busque força suficiente para compreender as inquietações necessárias. Deixe a voz do Mestre expulsar tudo aquilo deturpa seu templo. Permita que o Cristo, no silêncio inquieto, confirme sua coragem por um mundo mais justo. Sinta todo o cuidado desse Mestre que zela por você, para que nunca se corrompa.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário