segunda-feira, 29 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 29 de maio, 2ª feira, Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe da Igreja


29 de maio, 2ª feira, Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe da Igreja


- Hoje é dia 29 de maio, 2ª feira, Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, mãe da Igreja

- O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus que entrega Maria como mãe de todos os povos por meio da entrega de sua mãe ao discípulo amado. Jesus confirmou por sua entrega na cruz, o amor do Pai por toda a humanidade, mantendo-se firme ao seu plano e cumprindo fielmente a Escritura. Que Maria, mãe da Igreja te inspire a ter coragem diante da cruz de cada dia.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 19, versículos de 25 a 27.

Naquele tempo: Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

- Estamos diante do grande evento da nossa Salvação. Cristo está crucificado, vemos esse ato cruel pelos olhos do Evangelho de João, e podemos contemplar a dor do Senhor, como também a dor dos que o acompanhavam, entre eles, sua Mãe e o discípulo que Ele amava. Jesus, sabendo que tudo estava consumado entrega sua mãe ao discípulo, como que uma entrega de sua mãe a toda humanidade. Tudo é consumado: sua missão, sua morte, sua vida. Peça a Maria, mãe de Jesus que interceda por nós, pedindo ao Senhor a força que vem Dele para continuar em pé diante das cruzes pelas quais você está passando.

- Quais as dúvidas que mais angustiam seu coração? Se sente abandonado por Deus, ou amado e guiado por Ele?

- "Mulher, este é o teu filho”, diz Jesus. Não é fácil permanecer em pé diante da cruz, mas, com o auxílio da graça divina, conseguimos esse feito. A experiência de Amor do Senhor te conduz ao amor aos irmãos, assim como o discípulo acolheu Maria em sua casa, você agora se abre ao acolhimento das pessoas que Deus te concede em seu caminho. Digamos como na música Ave Maria:

Ave Maria
Nos seus andores
Rogai por nós
Os pecadores
Abençoai! Nestas terras morenas
Seus rios, seus campos e as noites serenas
Abençoai! As cascatas
E as borboletas que enfeitam as matas
Ave Maria
Cremos em vós
Virgem Maria rogai por nós
Ouvi as preces, murmúrios de luz
Que aos céus ascendem e o vento conduz
Conduz a vós
Virgem Maria
Rogai por nós

- Termina sua oração pedindo a Maria, mãe de Deus e da Igreja que te inspire a ser fiel discípulo e discípula do seu Filho Jesus.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário