sexta-feira, 19 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 19 de maio, 6ª feira, 6ª semana da Páscoa


19 de maio, 6ª feira, 6ª semana da Páscoa

- Hoje é 19 de maio, sexta-feira, da 6ª semana da Páscoa.

- Jesus é o sentido de toda alegria, pois inaugura a Salvação que todos esperávamos no caminho da fé. Ele converte nossos sofrimentos em esperança e nossas dores em saúde, pois é aquele, o único, capaz de nos salvar e nos introduzir na eternidade, na vida sem ocaso. Ore ao Senhor e peça-lhe que ele seja a esperança de sua vida, fazendo de você um instrumento de seu amor neste mundo.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 16, versículos 20 a 23a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada.

- No contexto de despedida, Jesus no evangelho de João descreve sua missão, o destino ao qual ele nos convida a vivenciar: a eternidade, a certeza de que Deus nos criou para a salvação e sua alegria consiste em nos ver salvos. Trata-se da hora de Deus, a hora de nossa salvação, na qual tudo se converte. Sejamos gratos e alegres por termos a oportunidade de escutar sua palavra todos os dias e dela nos alimentarmos. Peça ao Senhor que te ajude a sempre estar atento a Sua Palavra.

- Cremos nas promessas de Jesus para nós e para sua Igreja? Somos capazes de nos alegrar em meio às tragédias humanas e ver sentido em meio às tribulações que enfrentamos? Somos capazes de olhar a vida pelo ângulo da fé?

- “Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará”, diz o evangelho. A tristeza dos tempos atuais não pode ser comparada a alegria dos bens futuros que a salvação nos leva a esperar pela fé. Escuta o poema de Mahatma Gandhi:

Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.

- Conclua tua oração pedindo ao Senhor Bendito para que de esperança em esperança possamos esperar o advento de seu Reino, de paz, amor e solidariedade, que antecipa entre nós a eternidade.

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a Deus. Aleluia!
Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário