sexta-feira, 14 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 14 de abril, 6ª feira, Oitava da páscoa


14 de abril, 6ª feira, Oitava da páscoa

- Hoje é dia 14 de abril, 6ª feira, Oitava da páscoa.

- A presença do ressuscitado é viva e atuante no meio de nós. Estamos vivendo um tempo forte que nos convida a renovarmos a nossa fé e a nossa esperança. O Senhor vive e se faz presente através dos gestos de vida junto aos seus discípulos: se põe de pé, dirige a eles a sua palavra, cria um ambiente de refeição e de fraternidade e confia a eles uma missão. Tudo isto são gestos de ressurreição que nos motiva a viver a viver como pessoas ressuscitadas. Peça ao Senhor a graça de perceber e acolher do Ressuscitado na vida e na missão que ele lhe confia todos os dias.

- Escuta o Evangelho de João, Capitulo 21, versículos de 1 a 14.

Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Também vamos contigo". Saíram e entraram na barca,mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não". Jesus disse-lhes:"Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes:"Trazei alguns dos peixes que apanhastes". Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Fundo musical 15’’

- É a terceira vez que Jesus aparece ressuscitado aos seus discípulos e amigos, desta vez foi junto ao lago de Tiberíades. Um encontro marcado não somente como uma aparição, mas como um convite a reacender a fé. Os discípulos se encontravam tristes, desiludidos, sem ânimo. Eles haviam voltado àquela vida de antes de encontrarem Jesus. Jesus toma a iniciativa de ir ao encontro deles e pedem que façam diferente do modo como estavam fazendo. É a palavra de Jesus que restitui o ânimo e a coragem dos discípulos, por isso, o milagre da pesca aconteceu. Foi a escuta e a obediência à palavra que fez com que a pesca seja milagrosa. Agradeça ao Senhor a presença dele ressuscitado no meio de nós através da Palavra e da Eucaristia.

- Você tem dado atenção à palavra de Jesus? Pergunte a Jesus qual o lado certo para você lançar a sua rede?

- Diz Jesus “Lançai as redes”. Jesus continua muito perto de nós no cotidiano de nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede para o outro lado, ou de outro modo. A fé na ressurreição é um convite para viver o amor em forma de partilha, de comunhão e missão. Esta foi a experiência dos discípulos com Jesus à beira do mar de Tiberíades. Diz a música Vendo Jesus aparecer:

Vendo Jesus aparecer, e com eles vir comer, explicando a paixão,
todos entendem que o Senhor está vivo e por amor os envia em missão.
Ressuscitado, o Cristo apareceu;
com seus amigos fez a refeição;
e dando a paz mandou anunciar
o amor de seu Pai em toda a nação.
Hoje também na refeição revivemos a paixão e a vitória da Cruz.
Vinho e pão sobre o altar servirão pra anunciar:
"Deus nos salva em Jesus".

- Termina tua oração agradecendo os sinais de ressurreição; a força que tem a palavra de Jesus e o convite que ele lhe faz todos os dias para lançar a rede do lado que possas colher mais alegria, mais esperança e mais amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário