quinta-feira, 13 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 24,35-48 - 13/04/2023


Receba a paz que vem do coração de Jesus

“Os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’ Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés” (Lucas 24,35-40).



Jesus Cristo Ressuscitou verdadeiramente, e cada vez mais essa notícia se comprova, não são apenas boatos ou hipóteses levantadas por alguns que já haviam testemunhado o sepulcro vazio, alguns que já viram o Senhor. Porque, agora, é Jesus ressuscitado, em carne e osso, que aparece no meio dos Seus discípulos.
A ressurreição é real, Jesus faz com que os Seus discípulos compreendam que, de fato, Ele está vivo, não é uma ilusão, não é um fantasma. Ele pode ser visto, pode ser tocado. Jesus até toma a refeição com eles, Ele mostra as Suas chagas gloriosas como prova palpável do triunfo e deseja a eles a paz.

Jesus deseja para nós essa paz autêntica, essa paz que supera toda falsa segurança deste mundo

A primeira coisa que Jesus lhes fala é: “A paz esteja convosco”, porque a paz é o primeiro dom do Ressuscitado, não há dúvidas que esse era o dom que os discípulos necessitavam receber, porque Jesus sabia que, depois dos temores que tomaram conta do coração dos Seus discípulos, somente a paz que vem da certeza da ressurreição era capaz de reacender a alegria e a coragem para prosseguir com a missão.
Jesus é o Príncipe da Paz. O Reino de Cristo é — nas palavras de São Paulo —, um reino de paz e alegria. E assim o Mestre já havia dito aos Seus discípulos pouco antes no cenáculo, na Última Ceia: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”.
Em cada missa, nós também escutamos do sacerdote o desejo da paz: “A paz esteja convosco”. Jesus deseja para nós essa paz autêntica, essa paz que supera toda falsa segurança deste mundo, essa paz que nos faz enfrentar as hostilidades deste mundo e nos impulsiona a continuar com a missão, essa paz que nós recebemos no encontro diário com o Senhor, no trato diário com Ele, e que nós encontramos diariamente na Sua Palavra, na Eucaristia, encontramos a segurança para nossa alma, a segurança que nós também precisamos para continuar anunciando que Jesus está vivo.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário