quarta-feira, 8 de março de 2023

Palavra se fez carne - 8 de março, 4ª feira, 2ª Semana da Quaresma


8 de março, 4ª feira, 2ª Semana da Quaresma

- Hoje é dia 8 de março, 4ª feira da 2ª Semana da Quaresma.

- O evangelho de hoje nos ajuda a descobrir que o único poder que Jesus tem é o de amar ao extremo, colocando seu poder a serviço da humanidade sofrida e necessitada de salvação. É comum que os cristãos ao primeiro sinal de dificuldade, reclamem, murmurem ou queiram deixar a missão. Jesus nos alerta que a cruz é inerente a missão. Peça ao Senhor que te ajude a viver o amor serviço, colocando sua vida a serviço do Reino de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 20, versículos 17 a 28.

Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.' Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.'

- Além de lembrar que a cruz é parte do caminho de quem o segue, Jesus ressalta, neste evangelho, que ser seu discípulo não é buscar pelos lugares mais importantes. Isso acontece quando confundimos missão com privilégio. Passamos a acreditar que merecemos os melhores lugares, os maiores elogios porque seguimos Jesus. Na verdade, esses dois equívocos devem ser retirados de nossa caminhada de fé. Mesmo aqueles que caminhavam lado a lado com Jesus possuíam equívocos em sua experiência. Peça ao Senhor que ajude servir sempre e não buscar ser servido pelos outros.

- Você já consegue perceber que o cristianismo é muito mais do quer falar de Jesus? Entendeu que é uma realidade que implica toda a nossa vida e mexe inteiramente com nosso ser? Será que, à semelhança daqueles discípulos você tem tentando fugir do compromisso árduo, ignorar a cruz? Ou será que o evangelho denunciou em você a inclinação por cristianismo de primeiros lugares?

- Disse Jesus: “Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”. Amar é dar-se. Diz assim uma música que cantamos em nossas comunidades cristãs, sobretudo neste período:

“Prova de amor maior não há, do que dar a vida pelo irmão”.

- Neste dia internacional da Mulher, peça a Deus por todas as mulheres que fazem ou fizeram parte da sua vida, mulheres que doam a vida por amor. Peça sobretudo, pelas mães que perderam seus filhos para a guerra, pelas mulheres que sofrem qualquer tipo de violência e fome. Termina sua oração pedindo ao Senhor que o ajude a amar e servir.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário