terça-feira, 7 de março de 2023

Palavra se fez carne - 7 de março, 3ª feira, 2ª Semana da Quaresma


7 de março, 3ª feira, 2ª Semana da Quaresma

- Hoje é 7 de março, terça-feira da Segunda Semana da Quaresma.

- No Evangelho de hoje Jesus chama atenção para um fato importante: ouvir o que diziam os mestres da lei e os fariseus, mas não imitar suas ações porque o que eles falam, não colocam em prática. Eles colocam as exigências da lei nos ombros dos outros, mas eles mesmo não estão dispostos a seguir. Peça ao Senhor que te ajude a viver aquilo que anuncia.

- Escute o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos de 1 a 12.

Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'

- Jesus fala sobre como viver conforme os mandamentos da Lei de Deus. A Lei de Deus é instrução, um modo de vida. Viver o amor, amando a Deus e aos irmãos, essa é a Lei, o modo de vida de Jesus. Então, ser cristão exige coerência na vivência dos mandamentos do Senhor. Seguir Jesus nos insere num caminho de amor e misericórdia. O evangelho nos revela que a dinâmica da fé cristã está no amor, no diálogo e na entrega. Peça ao Senhor que transforme sua vida, para que possa ser testemunha fiel do seu amor.

- As pessoas veem em você atitudes de quem segue Jesus? Você está realmente disposto a servir a todos que necessitam? Diante de tantos conflitos, guerras e violências, o que você pede a Deus?

- “Todos vós sois irmãos”, esta afirmação de Jesus faz romper com toda a distância provocada pelo pecado de cada um de nós. Somos todos filhos do mesmo pai. Diz o Pe. Zezinho na música que foi hino da Campanha da Fraternidade em 2001:

A necessidade era tanta e tamanha
Que a fraternidade saiu em campanha
Andou pelos vales, subiu as montanhas
Foi levar o seu pão
A dor era tanta, a injustiça tamanha
Que a luz de Jesus que o seu povo acompanha
O iluminou pra viver em campanha
Em favor dos irmãos
Um só coração e uma só alma
Um só sentimento em favor dos pequenos
E o desejo feliz
De tornar o país
Mais irmão e fraterno
Vão fazer de nós
Povo do Senhor
Construtores do amor
Operários da paz
Mais fiéis a Jesus
Vão fazer nossa igreja
Uma Igreja mais santa
E mais plena de luz
Erguer as mãos com alegria
Mas repartir também o pão de cada dia!

- Termina tua oração pedindo ao Senhor Deus da vida que a fraternidade seja uma constante em nossa vida. Peça pelas vítimas da guerra, da fome que é fruto muitas vezes, da arrogância de alguns. Peça também pela paz no mundo e no seu coração.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário