quarta-feira, 29 de março de 2023

Palavra se fez carne - 29 de março, 4ª feira, 5ª semana da Quaresma


29 de março, 4ª feira, 5ª semana da Quaresma

- Hoje é 29 de março, 4ª feira da 5ª semana da Quaresma.

- Todo este tempo quaresmal é um convite a voltar para o Senhor e permanecer com ele na escuta da Palavra e através de nossa ação missionária. O Evangelho de hoje nos convida a permanecermos na Palavra do Senhor para sermos discípulos dele; conhecer a Verdade para sermos verdadeiramente livres para a prática do bem e do amor. A Palavra de Deus é força geradora de vida, cria e recria no amor; liberta e fortalece. Ela nos dá a condição de sermos filhos e filhas de Deus no Filho, isto é, ter a mesma descendência de Jesus, que é a da descendência do Pai. Peça ao Senhor a graça de permanecer na Palavra, reconhecer-se filho de Deus vivendo as atitudes de discípulos e discípulas no cotidiano da sua vida.

- Escuta o Evangelho de João, Capitulo 8 versículos de 31 a 34.

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Responderam eles: "Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: `Vós vos tornareis livres'?" Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai". Eles responderam então: "O nosso pai é Abraão". Disse-lhes Jesus:"Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai". Disseram-lhe, então: "Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus". Respondeu-lhes Jesus: "Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou".

- O texto do Evangelho de hoje propõe um itinerário para aqueles que acreditam em Jesus e querem ser seus discípulos, pois não basta acreditar, é necessário se comprometer sendo verdadeiro discípulo e discípula dele; é um caminho feito na verdade e na liberdade; é uma proposta para viver a santidade de vida, pois fazer-se seus discípulos é assumir propostas comprometidas com a vida. Neste caminho, o ponto de partida é permanecer na palavra de Jesus, uma ação que não é simplesmente de escuta, mas uma ação que compromete a vida. É permanecendo na palavra que nos tornamos discípulos verdadeiros, isso faz com que se conheça a verdade e a verdade que liberta. Conhecer a verdade que é o próprio Cristo é tornar-se livre, isto é, assumir a condição de ser filhos e filhas de Deus, tendo a liberdade para a vivência do bem na missão de cada dia. Peça ao Senhor que te ajude, a viver a santidade de vida na realidade do dia a dia caminhando na verdade e na liberdade de filhos de Deus.

- Você tem permanecido na escuta da palavra de Jesus? Como você se sente sendo discípulo ou discípula de Jesus? O que significa ser livre para você?

- A palavra de Jesus é força transformadora a partir de dentro de nós para a transformação do mundo. Ela fortalece, sustenta e ilumina o nosso caminhar como discípulos (as). "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Diz-nos o Fr. Fabretti na música em que diz que a PALAVRA DE DEUS É O SUSTENTO.

A Palavra de Deus é o sustento, do seu povo que é povo de irmãos. Caminheiros na estrada da vida, sempre em busca de libertação.
- A Palavra de Deus ilumina, dá vida e ensina seu povo a viver.
- A Palavra de Deus não engana é certeza de um mundo melhor. Toda a Bíblia é caminho e esperança, que o Senhor revelou para nós.
- Não se vive somente de pão, mas de toda a Palavra de Deus. Honra e glória cantemos ao Pai, que em Jesus a Palavra nos deu.

- Termina tua oração agradecendo a força transformadora que a Palavra tem em sua vida. Peça ao Senhor que te ajude a viver a verdadeira liberdade de filho (a) no quotidiano de sua vida acolhendo o convite para caminhar na verdade total e na liberdade autêntica.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário