quinta-feira, 2 de março de 2023

Palavra se fez carne - 25 de fevereiro, sábado depois das cinzas


25 de fevereiro, sábado depois das cinzas

- Hoje é dia 25 de fevereiro, sábado depois das cinzas.

- No evangelho de hoje, Jesus chama um cobrador de imposto que era considerado em sua época como alguém desonesto, que abusava do poder para enriquecer de forma ilícita. As pessoas religiosas o consideravam como impuro diante da Lei. Ao ser chamado por Jesus, Levi prontamente deixa tudo para segui-lo e ainda oferece um banquete em sua casa. Chamando Levi, Jesus chama todos aqueles que muitas vezes se sentem marginalizados, não vistos, ou malvistos pela sociedade. Jesus quer integrar todos na comunidade dos filhos e filhas de Deus, ele não quer que ninguém fique à margem. Agradeça ao Senhor por ele passar todos os dias pela sua vida na realidade que você se encontra e agradeça o chamado que ele lhe faz para segui-lo mais de perto.

- Abra o seu coração para acolher o Evangelho de Lucas, Capitulo 5, versículos de 27 a 32.

Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria.Jesus lhe disse: "Segue-me." Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?" Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

- O Evangelho nos mostra a proximidade de Jesus com os cobradores de impostos e pecadores, realidade que não era compreendida pelos fariseus e doutores a lei. Porém, Jesus vai ao seu encontro e o chama para segui-lo, é neste encontro que acontece a disposição e a transformação de Levi, pois além de levantar, saindo do lugar em que se encontrava como cobrador de impostos, prepara um banquete e neste banquete se encontram publicanos e pecadores. O gesto de Jesus ao sentar-se à mesa com eles, provoca questionamentos dos seus discípulos; também os fariseus questionam a respeito da proximidade de Jesus para com os pecadores e publicanos. Mas é exatamente a misericórdia de Deus que Jesus veio trazer, por isso, não somente acolhe, mas vai em busca daqueles que se encontram distantes, e os reintegram na comunidade, participando com eles no banquete, símbolo de comunhão. A solidariedade com os pecadores não se estendia aos pecados que cometiam, mas sim à pessoa deles. Peça ao Senhor a graça de viver a acolhida misericordiosa para com os que mais precisam.

- Você tem tido atitudes de misericórdia para com os seus irmãos e irmãs que mais precisam? Sente-se chamado por Jesus para segui-lo fazendo o bem e ajudando às pessoas a se encontrarem com a misericórdia do Pai?

- “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. Jesus sempre acreditou na possibilidade de conversão do coração humano e nos convida a fazer o mesmo. Ouça o que nos diz o hino da Jornada Mundial da Juventude de 2016:

Bem Aventurados, os misericordiosos.
-Levantarei meu olhar aos montes
De onde o auxílio virá
Deus é a força de quem tem fé
Misericórdia ele é.
-Quando erramos ele é por nós
Mostra-nos o colo do pai
Com seu sangue libertador
Livra do mal e da dor
-Bem aventurados os misericordiosos
Porque eles alcançarão misericórdia
- Sem seu perdão quando eu cair
Quem poderá me levantar?
Se Deus perdoa quem somos nós
Para não perdoar?
Bem aventurados os misericordiosos
Porque eles alcançarão misericórdia.

- Termina tua oração agradecendo a infinita misericórdia de Deus sobre você e sobre a humanidade e traga em seu coração todas as pessoas que precisam da misericórdia do Pai.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre, amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário