sexta-feira, 10 de março de 2023

Palavra se fez carne - 10 de março, Sexta-feira, 2ª Semana da Quaresma


10 de março, Sexta-feira, 2ª Semana da Quaresma


- Hoje é dia 10 de março, Sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma.

- Estamos nesta caminhada quaresmal, os textos bíblicos vão nos ajudando a ver de perto o processo que leva Jesus à morte e como Ele mesmo pressente os acontecimentos que o afligiriam. Não é sem motivo que Mateus relata a parábola na qual uma vinha é arrendada a agricultores que violentamente terminam por matar o filho do dono da vinha. Uma clara alusão ao Filho de Deus que injustamente é condenado à morte com apoio dos poderes políticos e religiosos da época.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo vinte e um, versículos 33 a 46.

“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro, e a outro apedrejaram. [...] Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Os agricultores, porém, agarraram-no, lançaram-no fora da vinha e o mataram. [...] Então, Jesus lhes disse: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’? [...] Os sumos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus e entenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas o tinham na conta de profeta’.”

- A vinha é mundo em que vivemos, que o Pai entregou ao povo de Israel para que dela cuidasse, mas o povo se afastou de Deus, mesmo enviando os profetas, estes não foram ouvidos, muitos foram mortos. Depois o Pai envia ao mundo o seu próprio Filho, mais uma vez o povo que o esperava, não o reconhece, condena injustamente Jesus à morte. Fica claro que não basta ir à Igreja ou ter algumas práticas religiosas, o projeto de Deus é o cuidado com a vinha, com o mundo, trata-se a defesa da vida humana, da superação da fome, da pobreza, da violência, do cuidado com nossa Casa Comum. Que se fecha a essa verdade, continua saqueando a vinha do Senhor, continua matando os seus enviados e condenando o Filho de Deus à morte violenta e injusta. Somos todos chamados à uma verdadeira conversão: defesa da vida humana e do planeta.

- Que contas dá você ao dono da vinha da vida e dos dons que Ele te confiou? Recebe o Filho na sua vida, acolhe a Salvação que Ele te oferece? Qual é a pedra angular na sua vida?

- “A vinha do Senhor é a casa de Israel” diz o evangelho. Para ajudar a refletir, acompanhe o Salmo 79:

. Arrancastes do Egito esta videira,
E expulsastes as nações para plantá-la;
Até o mar se estenderam seus sarmentos,
Até o rio os seus rebentos se espalharam
A vinha do Senhor É a casa de Israel

. Por que razão vós destruístes sua cerca,
Para que todos os passantes a vindimem,
O javali da mata virgem a devaste,
E os animais do descampado nela pastem?
A vinha do Senhor É a casa de Israel

. Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;
Protegei-a, e ao rebento que firmastes!
A vinha do Senhor É a casa de Israel

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor, contemple os seus sofrimentos à luz dos sofrimentos de Jesus...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário