quinta-feira, 30 de março de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 8,51-59 - 30/03/2023


O amor de Deus está na origem da sua existência

“Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: ‘Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se’. Os judeus disseram-Lhe então: ‘Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!’. Jesus respondeu: ‘Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, Eu sou’”. (João 8, 56-59)



Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, antes, o termo que aparece aqui, do grego, “prin”— daí vem a palavra “princípio” —, é aplicado a Abraão, para dizer que: antes da existência de qualquer ser humano, Jesus já existia; antes de qualquer início e muito além de cada fim, está Jesus — o Onipresente, o Onisciente, o Onipotente. Princípio causal de todas as coisas, diz a linguagem filosófica, o motor imóvel: que não é movido por nada, mas que move todas as coisas. Jesus é o princípio de tudo! Jesus antes de mim, Jesus acima de mim.
Deus me precede, Deus me ultrapassa. Não fui eu quem escolhi Deus, foi Ele quem me chamou à existência, fui eu quem recebi o dom da existência, só existe um Pai Criador. Nós podemos dar o nome que nós quisermos, mas Jesus Cristo nos revelou o rosto do Pai, o único Criador de todas as coisas. E revelou não só que com Ele nós podemos viver, mas também que Ele existe antes que nós existimos.
Antes que Abraão existisse, Jesus diz no Evangelho, Ele já existia. Quem é Abraão, diante de Cristo? Antes que Deus o tivesse chamado para deixar a sua terra, a sua parentela, antes que Abraão fosse chamado a constituir um povo, a ser pai de uma grande descendência, Jesus já existia, Jesus já tinha dado o Seu sim diante do Pai, na eternidade, para, depois, sair da comunhão trinitária e vir morar no meio de nós. Jesus antes de tudo; Jesus acima de tudo.

Deus me precede, Deus me ultrapassa. Não fui eu quem escolhi Deus, foi Ele quem me chamou à existência

Diz o profeta Isaías: “Antes que te formasse no ventre de tua mãe, eu já te conhecia, eu já te amava”, por isso, meus irmãos e minhas irmãs, neste tempo quaresmal, nós somos chamados também a nos purificar.
Vivamos na força desta palavra, deixemo-nos amar por Deus, por Seu amor eterno — que nos precede, que nos ultrapassa, que vai muito além de cada um de nós. Vivamos a certeza de que Ele está na origem da nossa vida. Quando você foi criado, quando foi concebido, Ele já estava presente na sua caminhada. E Ele te espera na vida eterna, para qual cada um é chamado a viver um dia.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário