quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 6,1-6 - 01/02/2023


Abra-se para os milagres que Jesus quer realizar em sua vida

“Naquele tempo: Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: ‘De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?’ E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: ‘Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares’. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles” (Marcos 6,1-6).



O Evangelho de hoje nos traz Jesus em sua terra, Nazaré, ensinando na sinagoga. Ele encantava as pessoas com as Suas palavras, porém aqueles que ouviam Jesus e se admiravam d’Ele, não souberam acolher os ensinamentos d’Ele; rejeitaram-no simplesmente pelo fato de Jesus ser alguém deles, ser ali daquela terra.
O que deveria ser motivo de alegria e até mesmo, podemos dizer assim, de um certo orgulho para os Seus conterrâneos, foi causa de rejeição. E por causa dessa rejeição, Jesus não pôde fazer muitos milagres.
Meus irmãos, quando fechamos o nosso coração para Jesus, ou seja, quando agimos com preconceito, com pouca fé, com falta de fé, impedimos a graça de Deus de alcançar a nossa vida.
O preconceito e a falta de fé impedem o Senhor de realizar milagres em nossa vida. E o que aconteceu ali em Nazaré da Galileia foi que Jesus não pôde realizar muitos milagres pela falta de fé dos Seus conterrâneos. Mas é interessante notarmos que, mesmo sofrendo essa triste rejeição pelos Seus parentes e conterrâneos, o Evangelho vai nos afirmar que Jesus ainda curou algumas pessoas daquela região.

O preconceito e a falta de fé impedem o Senhor de realizar milagres em nossa vida

Mesmo sendo impossibilitado de realizar grandes milagres, Jesus curou algumas pessoas, ainda que admirado pela falta de fé dos Seus conterrâneos. E assim Jesus nos ensina que também não podemos desanimar quando somos alvos de rejeição, quando somos desacreditados, mas que precisamos continuar a nossa missão, mesmo quando somos rejeitados e desacreditados.
E assim também como não podemos desanimar, não podemos desacreditar do potencial dos nossos irmãos. Pelo contrário, precisamos incentivar os nossos irmãos, dar credibilidade, uma palavra de incentivo e de apoio.
Às vezes, uma simples palavra de apoio e de incentivo, o simples gesto de acreditar na missão dos nossos irmãos, de acreditar no outro pode ser uma grande ação de Deus na vida deste nosso irmão. E aí nós nos abrimos para os milagres, tanto os milagres na nossa vida, mas também para o milagre na vida do outro.
Por isso, acreditemos uns nos outros, incentivemos, demos uma palavra de incentivo, acreditemos também na missão dos nossos irmãos.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário