quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 19 de Janeiro, 5ª feira, 2ª Semana do Tempo Comum


19 de Janeiro, 5ª feira, 2ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 19 de Janeiro, 5ª Feira da 2ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje apresenta Jesus à beira do mar, em retiro, com seus discípulos. Porém, seu retiro é logo interrompido pela multidão que acorre a ele. Uma multidão que vai ao seu encontro porque ouviu falar das curas e dos milagres promovidos por Jesus. Não é uma multidão que quer ser discípula dele. A maioria que vai até ele nesta multidão quer algo para si, deseja obter benefícios próprios para sanar suas necessidades particulares. Isso nos leva à seguinte pergunta: será que essa multidão de gente, hoje, que se diz cristã, está disposta a ser discípula de Jesus? Peça ao Senhor que lhe ajude ir até Jesus por amor discipular e não por interesses particulares.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 3, versículos 7 a 12:

Naquele tempo, Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus!" Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

- Será que todos os que vão à igreja querem, de fato, seguir Jesus, na radicalidade do evangelho? Sabemos que não. São poucos os que se dispõem a segui-lo, fazendo renúncias em prol da vida de outros. Jesus sabe disso, mas mesmo assim não abandona essa multidão e continua a atendê-la, buscando meios que facilitem o acesso a ele. Pede uma barca para poder se afastar um pouco e, assim, vê-los melhor e poder orientá-los. Sua atitude é de acolhimento de todos, mesmo sabendo que no meio daquela multidão havia pessoas de “espíritos maus”, que estavam ali apenas para intimidá-lo dizendo quem ele era. Isto significava obstruir um caminho de libertação que vinha sendo construído. Jesus queria continuar sua missão, ajudando aquela multidão que estava como ovelha sem pastor. Peça ao Senhor que lhe ajude ser dócil discípulo (a) fiel aos ensinamentos de Jesus.

- Você vai até Jesus por interesses particulares ou por amor a ele e a seu reinado? Você é discípulo (a) do Senhor? Busca assimilar suas orientações, ensinamentos?

- Diz o evangelho: “Jesus, então, retirou-se, com seus discípulos, em direção ao mar, e uma grande multidão da Galiléia o seguia”. O seguimento do Senhor Jesus deve ser permeado pelo desejo discipular, testemunhando tudo que ensinou e viveu e não por interesses egoísticos, egocêntricos. Ouça o trecho do poema de Michael Martinez Teu Despertador, Jesus:

(...)Acorde, com um propósito,
E apenas um propósito:
O Reino de Deus está próximo,
O Reino de Deus está no próximo

Acorde, com um motivo,
E apenas um motivo:
Você acredita profundamente no Evangelho,
O mundo necessita profundamente do Evangelho

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a grande graça de ser discípulo-missionário (a), sempre fiel aos ensinamentos acerca do reinado de amor, acolhimento, justiça e paz para que a vida aconteça na dignidade de filhos e filhas de Deus, presente em nossa história.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário