quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 05 de janeiro, 5ª feira, Tempo do Natal antes da Epifania


05 de janeiro, 5ª feira, Tempo do Natal antes da Epifania


- Hoje é dia 05 de janeiro, 5ª feira, Tempo do Natal antes da epifania.

- Vivemos uma extensão do Tempo do Natal, as alegrias pela vinda do Senhor inundam o coração da Igreja e de todos nós. Tempo de esperança, de júbilo, solidariedade e paz. Somos chamados a reforçar o nosso seguimento a Jesus, que nos conhece por inteiro, que ama e por isso nos chama a colocar os nossos passos nos d`Ele. Junto d´Ele, no seguimento cotidiano, já surpresos por nos conhecer de perto, veremos coisas ainda maiores, a boa nova do Reino que Ele reservou a cada um de nós.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo primeiro, versículos 43 a 51.

“No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galiléia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: ‘Segue-me’! (Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro.) Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: ‘Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas’. Natanael perguntou: ‘De Nazaré pode sair algo de bom?’ Filipe respondeu: ‘Vem e vê’! Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: ‘Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade’! Natanael disse-lhe: ‘De onde me conheces?’ Jesus respondeu: ‘Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi’. Natanael exclamou: ‘Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!’ Jesus lhe respondeu: ‘Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas’. E disse-lhe ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!’.”

- Cada um de nós temos uma missão a ser realizada no mundo. Jesus sempre reconhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho e se abre para acolher, ajudar, apoiar a cada um na realização de sua missão. O Jeito de agir de Jesus sempre nos surpreende por sua atenção e seu carinho. Foi o que aconteceu com o Natanael, que inicialmente descrente, logo percebe a novidade do Reino na pessoa de Jesus. Em nossos dias, na medida em que nos abrimos a Jesus que liga os homens a Deus, clareia-se para nós a missão a ser realizada e a presença de Jesus nos dá a força e dinamismo necessários para realizá-la. Natanael estava debaixo da figueira, símbolo do povo fiel de Israel, que também nós estejamos sempre firmes em nossas comunidades de fé, lugares especiais onde Deus vem ao nosso encontro junto aos irmãos que nos apontam: “Vinde e Vêde!”

- Imagine-se participando daquele encontro com Jesus, ouvindo dele: “Verás coisas maiores que estas’!”.Abra o seu coração a Deus.

- “Vinde e vede!”, diz Jesus a cada um de nós. Diz um poema de Cecília Meireles:

Falai de Deus com a clareza da verdade
e da certeza: com um poder
de corpo e alma que não possa ninguém,
à passagem vossa, não O entender
Falai de Deus brandamente,
que o mundo se pôs dolente, tão sem leis
Falai de Deus com doçura,
que é difícil ser criatura: bem o sabeis.
Falai de Deus de tal modo
que por Ele o mundo todo tenha amor
à vida e à morte, e, de vê-Lo,
O escolha como modelo superior.
Com voz, pensamentos e atos representai tão exatos os reinos seus
que todos vão livremente para esse encontro excelente.
Falai de Deus.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário