sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 14/01/2023


Tema do dia

PAI DE AMOR, O FIRMAMENTO PROCLAMA A OBRA DE TUAS MÃOS

Ouvimos hoje, na riqueza da Carta aos Hebreus, como a Palavra de Deus é viva, eficaz e penetra até o nosso ponto mais profundo, onde a alma e o espírito se encontram. A Palavra encarnada é Jesus, o Filho de Deus, provado como nós em tudo, menos no pecado. Por Ele, mantenhamo-nos firmes na Fé.
FonteArquidiocese BH em 16/01/2021

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Todos somos pecadores, todos temos pecados. Ao chamar Mateus, Jesus mostra aos pecadores que ele não olha para seu passado, para a condição social, para as convenções externas, mas abre um novo futuro para eles. Uma vez ouvi um belo ditado: "Não há santo sem passado e não há pecador sem futuro" (...) Isto é belo: é o que Jesus faz. A Igreja não é uma comunidade de perfeitos, mas de discípulos a caminho, que seguem o Senhor porque se reconhecem como pecadores e precisam de seu perdão. Diante de Jesus, nenhum pecador deve ser excluído - nenhum pecador deve ser excluído! (...) Ao chamar os pecadores à sua mesa, ele os devolve àquela vocação que pensavam estar perdida e que os fariseus tinham esquecido: a dos convidados ao banquete de Deus (...) Se os fariseus viam nos convidados apenas pecadores e se recusavam a sentar-se com eles, Jesus, ao contrário, recorda-lhes que também eles são comensais de Deus. (Santa Marta, 13 de abril de 2016)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado, 1ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Hb 4,12-16)
1ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 14/01/2023

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela.
Tudo está nu e descoberto a seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.
16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 18(19B),8.9.10.15 (R. cf. Jo 6,63c)
1ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 14/01/2023

— Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.
— Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!

Evangelho (Mc 2,13-17)
1ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 14/01/2023


vim chamar justos, mas a pecadores

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4,18)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depoide ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário