sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 1,7-11 - 06/01/2023


Tenha uma vida nova no Espírito Santo

“Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo” (Marcos 1,8).



Esta é a afirmação do Evangelho de hoje, deste dia 6 de janeiro: “Com água e com o Espírito Santo” são duas realidades. Com água, porque é como um sinal, um elemento da criação: a água, esse elemento tão fundamental, tão essencial e indispensável para a vida humana. Mas até mesmo esse elemento essencial e indispensável é menor do que a força do Espírito Santo, porque esse elemento é frágil. Por exemplo: se você ficar muito tempo na água — não somos peixes — , podemos nos afogar nela, podemos perder a vida, mas no Espírito Santo não!
No Espírito Santo, nunca nos afogamos! No Espírito Santo, só temos vida, tanto que o Livro do Gênesis, lá no primeiro capítulo, narra que o Espírito Santo pairava sobre as águas. Antes desse elemento primário, que é a água, tão constitutivo da nossa natureza humana, antes dele já estava o Espírito Santo; e o Espírito Santo é maior do que isso.
O Espírito Santo, aqui, colocado ao lado da água, não que ele anule a presença do batismo da água, vivemos essa experiência; todos nós cristãos católicos passamos pela experiência do batismo com a água, com esse elemento frágil, mas ele é só prefiguração daquilo que o Espírito Santo faz em nós.

No Espírito Santo, nunca nos afogamos; no Espírito Santo, só temos vida

No Espírito Santo, podemos mergulhar profundamente, porque ele é vida, porque o Espírito é respiro. E nós sabemos que, na Igreja, nenhum de nós vive sem o Espírito Santo. Podemos até — aconteceu em casos extraordinários já —, no nosso mundo, viver um tempo sem água, mas sem o Espírito Santo, não.
No Espírito Santo, experimentamos a graça da transformação. Nele, experimentamos um novo vigor, tanto que, quando nós falamos, por exemplo, do batismo no Espírito Santo, é este vigor constante e contínuo que a Igreja precisa para evangelizar, para falar de Jesus Cristo, para anunciar o Evangelho.
Precisamos do Espírito Santo, ele é essa energia; a palavra espírito, ou pneuma ou dynamus, é este movimento da graça de Deus em nós que nos leva à transformação pessoal, comunitária e também a nos tornarmos agentes da evangelização, da transformação de Deus na vida das pessoas.
Com água e com o Espírito Santo, com a Igreja, com os sacramentos e com a força do Espírito Santo nós queremos caminhar para que a Igreja tenha vida e para que a vida de Cristo nunca morra dentro de cada entre nós.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário