sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 9 de dezembro, 6ª feira, 2ª Semana do Advento


9 de dezembro, 6ª feira, 2ª Semana do Advento

- Hoje é dia 9 de dezembro, 6ª feira da 2ª Semana do Advento.

- Estamos vivendo o tempo do Advento, que é para nós, um tempo de graça e que nos convida a nos prepararmos bem para o Natal. Preparação que deve acontecer em primeiro lugar, em nosso coração. É um tempo de expectativa para a chegada de Jesus, o Emmanuel, Deus conosco, aquele que veio, vem e virá. Ele quer habitar e armar sua tenda no meio de nós. Sabemos que um dos lugares de encontro com a pessoa de Jesus é a Palavra que é fonte geradora de vida e de esperança. O evangelho de hoje chama a nossa atenção para o que é essencial, isto é, para o que nos faz crescer na fé; na acolhida do novo e do que é diferente, nos convida a sermos pessoas adultas na fé, para sermos uma geração que assume a proposta do Reino e os seus anunciadores. Peça ao Senhor que renove a sua esperança e a sua capacidade de acolher o diferente à luz da fé e da sabedoria de Deus.

- Escuta o Evangelho de Mateus capitulo 11, versículos de 16 a 19:

- Naquele tempo, disse Jesus às multidões: Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!' Veio João, que não come e nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.

- O evangelho mostra que Jesus era rejeitado por parte de alguns, como também o anúncio do Reino que ele pregava. O mesmo aconteceu com a pessoa de João Batista, o seu precursor. A pergunta feita por Jesus no Evangelho faz transparecer a imaturidade daquela geração que o ouvia, ela demonstrava insatisfação, se detinham no externo e gostaria de ser reconhecida e aplaudida por aquilo que fazia. Jesus compara aquela geração como crianças insatisfeitas que nada os agradam, se referindo tanto a sua pregação, como a de João Batista, ambas rejeitadas por aquele povo que gostaria que Deus se ajustasse as suas ideias, por isso, inventavam desculpas para não se comprometerem e não assumirem a proposta libertadora do Reino. Peça ao Senhor a graça de acolher os ensinamentos dos profetas de ontem e de hoje com sabedoria.

- Deixe que o Evangelho questione a sua vida e oriente o seu caminho iluminando o seu modo de ser e agir. Como tem sido meu olhar para com os outros? Tenho acolhido aqueles e aquelas que se comportam de modo diferente? Procuro agir com sabedoria diante das dificuldades que surgem?

- Diz o evangelho: “Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.” Deixemo-nos guiar pela sabedoria de Deus neste tempo do Advento para sermos uma geração amadurecida na fé e na evangelização. Ouça o poema/oração de Edward Guimarães feito à luz do evangelho de hoje:

A tua sabedoria, oh Mestre do caminho,
nasce da experiência de um amor cultivado
com teu Abba querido.
Brota da missão assumida de anunciar-testemunhar
o reino de Deus presente, atuante em nossa história,
como fonte geradora de vida, e de libertação da opressão.
A tua sabedoria interpela oh profeta da Galileia,
por tua liberdade, coerência e fidelidade,
ao dinamismo do Reino: Reino de misericórdia,
de fratersororidade, de justiça e de paz.
Que a luz da tua sabedoria ilumine o meu caminho,
o meu discernimento, a minha conversão a Deus e ao serviço dos irmãos
e qualifique minha participação, na missão libertadora do Reino!

- Termina a tua oração agradecendo a Deus o dom da fé presente na sua Palavra. Peça a graça de ser presença disponível para acolher o diferente e superar toda a indiferença que nos distância dos irmãos e irmãs.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário