domingo, 18 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 18 de dezembro, 4º Domingo do Advento


18 de dezembro, 4º Domingo do Advento

- Hoje é dia 18 de dezembro, 4º Domingo do Advento.

- O sim de José ao Anjo, isto é, a Deus, confirmou o sim de Maria. Desse modo, vemos como ambos, José e Maria, estão sintonizados. Ambos tiveram dúvidas, receio, medo, insegurança e outros sentimentos humanos quando o Anjo lhes anunciou a gravidez. Porém, ambos, pela fé, por serem pessoas de Deus, tiveram a atitude mais acertada, aceitando fazer a vontade de Deus. Somente quem tem fé consegue, em situações difíceis como essa, ouvir e aceitar que é Deus quem fala. Deus fala de diferentes maneiras em nossa vida. Constantemente ele envia seus anjos para anunciar o que devemos fazer. Peça ao Senhor que você seja dócil à sua mensagem, à sua voz, à sua vontade como Maria e José.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 1, versículos 18 - 24:

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

- Para ouvir e entender a voz de Deus, é preciso que sejamos como José , pessoa justa, isto é, alinhada com a vontade de Deus. José, por ser justo, pensava em deixar Maria em silêncio, sem fazer nenhum alarde, sem escândalos, sem expô-la à humilhação pública. José, quando entendeu o sinal, fez conforme o Anjo havia pedido, mudou seus pensamentos e aceitou Maria como esposa. O sim de José e Maria possibilitou que Jesus nascesse para a humanidade. O nosso sim a Deus possibilitará que Jesus continue presente entre nós. Somente quem diz sim a Deus consegue dizer não às coisas que não são de Deus. Converse com Deus sobre sua disposição em ouvi-lo e atendê-lo na sua caminhada existencial.

- Você ouve a voz de Deus, escuta sua mensagem com atenção? Qual é o grau de sua adesão ao que o Senhor te pede? Você vive sua vida na docilidade à Palavra de Deus, que converte e salva?

- “Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e acolheu sua mulher”. José foi dócil, obediente à voz do Senhor. Como José busquemos a cada dia esta docilidade à sua Palavra libertadora, fazendo a sua vontade. Diz assim o poema Aceita as Surpresas de Dom Hélder Câmara:

Aceita as surpresas
que transformam teus planos,
derrubam teus sonhos,
dão rumo totalmente diverso
ao teu dia e, quem sabe,
à tua vida...
Não há acaso.
Dá liberdade o Pai,
para que ele mesmo conduza
a trama dos teus dias...

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê, como a José, a docilidade, obediência à sua Palavra que ilumina e lhe conduz para a vida plena, na graça de viver a vida segundo à sua vontade.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário