segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 12 de dezembro, 2ª feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe


12 de dezembro, 2ª feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe


- Hoje é dia 12 de dezembro, 2ª feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina.

- Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina. Somos chamados a refletir sobre a grandeza do sim de Maria, uma decisão que muda seus planos, sua vida, mas também a contemplar o encontro de duas mulheres que geram a vida dentro de si e ao seu redor. Também nós, como Igreja, estamos grávidos da vida de Deus, ou seja, o corpo de Cristo é gerado, nutrido pelo trabalho de evangelização, pela oração, pela escuta da Palavra, pelos gestos de solidariedade, pelo diálogo, pela tolerância, pelo respeito. Peça, nesse momento, a Maria a fidelidade em permanecer firme na escuta da Palavra, na solidariedade, no amor expresso no servir.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1 , versículos de 39 a 47.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a um cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegre em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “a minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.

- A narrativa de Lucas começa com a tomada de decisão de Maria, que apressadamente se dirige a casa de Isabel, num povoado da Judeia. O encontro de Isabel e Maria, duas mulheres grávidas, prefigura a relação estreita entre os filhos que carregam: Jesus e João, o Messias e seu Precursor. A saudação de Maria faz João pular de alegria no ventre de sua mãe. Com este sinal e ao receber o Espírito Santo, Isabel torna-se capaz de compreender e de interpretar o significado daquilo que está ocorrendo. Isabel sente-se privilegiada e compreende profundamente a graça de Deus, presente neste encontro, pois intui que aquela que está diante dela é a Mãe do Messias. De fato, Maria carrega o Santo em seu ventre, Aquele que é a fonte de todas as bênçãos, e traz a alegria prometida para os tempos messiânicos. Maria é, portanto, a portadora da presença salvífica para dentro da casa de Isabel e para a humanidade. A resposta de Isabel a saudação, confirma que Maria é bendita, porque carrega em seu seio aquele que é Bendito, o seu Senhor, mas também porque é fiel por acreditar e acolher a Palavra de Deus.

- No mundo em que vivemos, a visita de Maria a Isabel nos desafia a avaliar nossas relações, a qualidade do conteúdo de nossas conversas, diálogos e encontros. Essa visita também nos convida a nos deixar afetar pela novidade do outro, tornando nossos encontros momentos proféticos e a ocasião de experimentar e se encantar com as maravilhas que Deus realiza entre nós. Qual é a qualidade do meu encontro no dia a dia?

- “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” diz Isabel a Maria. Rezemos com Maria:

A minha alma glorifica ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu Israel seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência
para sempre.

- Termina sua oração pedindo a Nossa Senhora de Guadalupe que interceda a Deus pela sua vida, pelos que vivem situação de miséria, de fome, de violência, pelos indígenas, enfim por todos os povos da América Latina.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário