quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Palavra se fez carne - 17 de novembro, 5ª Feira, 33ª Semana do Tempo Comum


17 de novembro, 5ª Feira, 33ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 17 de novembro, 5ª Feira da 33ª Semana do Tempo Comum.

- Jesus se aproxima de Jerusalém e, ao vê-la, chora. O choro de Jesus é de compaixão porque sabia que, pelo seu procedimento, ela seria destruída. Quem se desvia do caminho de Deus sofre as conseqüências. Jerusalém teve a oportunidade de ter Jesus e se firmar como cidade de Deus, mas, cega pela corrupção e pelos desmandos, não o reconheceu. Ela não conseguiu enxergar o portador da paz e por isso seria vítima da violência, seria destruída. Eis o motivo da comoção de Jesus e do seu choro. Jesus continua a chorar por seus filhos que têm a oportunidade de tê-lo, mas que não conseguem enxergá-lo e por isso seguem por outros caminhos. O caminho da corrupção, das drogas, da violência, do desrespeito à vida. Peça ao Senhor que possa reconhecer a sua presença libertadora e salvadora em sua vida.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 19, versículos 41 a 44:

Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: "Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada".

- Jesus continua a chorar ao ver que o ser humano, em nome do poder e do lucro, continua a destruir a vida, dom precioso de Deus. Enquanto estivermos a olhar apenas para nós mesmos, sem enxergar mais longe, estaremos fadados à destruição, como aconteceu com Jerusalém. Deus não quer isso de nós. Tal procedimento o entristece como entristeceu Jesus o procedimento de Jerusalém. Será que a humanidade está reconhecendo a presença de Jesus, como o único capaz de trazer a paz? Tudo indica que não. As coisas que vemos acontecer comprovam que países, cidades e pessoas ainda estão longe desse reconhecimento. É hora de fazer algo para que esse quadro mude. Converse com Deus sobre estes desafios da hora presente, sobre o que você pode fazer em prol da vida e da paz.

- Você reconhece a presença de Jesus em sua caminhada? Procura superar tudo aquilo que impede que você veja e sinta a presença do reino na vida dos irmãos? O que fazer para que reconheça e acolha Jesus em sua vida?

- Disse Jesus “...não reconheceste o tempo em que foste visitada”. Que o Senhor nos dê a graça de reconhecê-lo no dia a dia de nossa caminhada, servindo-o na pessoa de nossos irmãos necessitados. O poema Tempo de chorar de Ruth Walker diz assim:

Jesus chorou sobre Jerusalém.
Ele sabia o que o esperava em Jerusalém,
E sabia que Jerusalém
Seria destruída –
Mas sabia que haveria uma Nova Jerusalém.
Sabia que receberia uma noiva –
Ele sabia –
Contudo chorou –
Era tempo de chorar.

- Termina sua oração dando graças a Deus, que vem visitar-nos, trazendo sua Palavra e seu Amor redentor, gerando vida em abundância pra todo homem e mulher de boa vontade.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário