terça-feira, 1 de novembro de 2022

Oração ao Santo Anjo da Guarda do BRASIL


Canal do Youtube - Rezando com a Castanha

Publicado em 10 de nov. de 2019

Unidos em oração peçamos ao Anjo da Guarda do Brasil, que guarde a nossa nação e que afastai tudo o que seja uma ameaça ao povo brasileiro.
Do mesmo modo que Deus incumbiu um anjo, a cada um de nós, para nos guiar, também o fez para as nações, as cidades e instituições da Igreja enviando um de seus Anjos para guardar e reger os seus destinos, de acordo com a finalidade a qual foram constituídos, conforme o "Tratado sobre os Anjos" de São Tomás de Aquino.
Durante o período do Império, a devoção ao Anjo da Guarda do Brasil, era muito difundida, sendo seu dia celebrado no dia 07 de setembro, tendo alguns bispos consagrado o Brasil ao Arcanjo Rafael, que também é encontrado na Basílica Velha de Aparecida, aos pés de Nossa Senhora.
A imagem que está no vídeo e que representa o Santo Anjo do Brasil, não tem origem identificada, mas foi encontrada em um folheto com a seguinte descrição:
"Numa mão o Anjo segura a Santa Cruz como que a implantando. Isso recorda o fato histórico e marcante da primeira grande Cruz levantada em terras brasileiras por ocasião da primeira Santa Missa celebrada na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia em 26 de abril de 1500. Portanto, símbolo querido e já presente desde o início da colonização. O Brasil no início foi chamado de “Terra de Santa Cruz”, por isso aos pés do Anjo a frase: "Terra Sanctae Crucis".
Na outra mão o Anjo sustenta a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que de forma especial resume e caracteriza a “espiritualidade” da nação brasileira. Podemos pensar que, se os Anjos das nações, direta ou indiretamente, intervêm na formação da nação a ele confiada, podemos acreditar que este Anjo de alguma forma guiou as redes dos pescadores que achariam a preciosa imagem. Por isso a capa do Anjo tem forma de rede, que também nos Evangelhos aparece e é de profundo significado. Quem podia imaginar que de um fato tão pequeno surgiria a Padroeira e Rainha do Brasil, tão amada pelos brasileiros! A túnica do Anjo representa o “pau Brasil” de quem o Brasil toma o nome.
Embaixo do manto protetor do Anjo o mapa do Brasil, mostrando assim a sua proteção e carinho pela pátria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário