domingo, 9 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 9 de outubro, 28º domingo do Tempo Comum


9 de outubro, 28º domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 9 de outubro, 28º domingo do Tempo Comum.

- Enquanto Jesus caminhava rumo à Jerusalém, dez leprosos vieram ao seu encontro. De acordo com os costumes da época, eles deveriam ficar fora da cidade até que sua saúde fosse atestada novamente como boa pelo sacerdote. Somente assim poderiam voltar ao convívio com as pessoas. Ao verem Jesus, param a uma certa distância, para não tornar impuras as pessoas que estão ali, mas o suficiente para que suas vozes alcancem o mestre. Peça ao Senhor em cada dia, ser capaz de ter um coração agradecido, vivendo deste modo uma maior proximidade com o próprio Deus.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 17, versículos 11 a 19:

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" Ao vê-los, Jesus disse: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" E disse-lhe: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

- Escutar as palavras de Jesus e caminhar, ou seja, viver guiados por elas é a atitude fundamental que o Evangelho de Lucas pede neste trecho. Enquanto caminhavam, todos os dez ficaram curados. Nove foram se apresentar ao sacerdote, desejosos de poder retomar a vida que havia sido interrompida pela condição física que tinham. Porém, um retorna e apresenta-se a Jesus. No fundo, ele descobriu não só ter sido curado, mas, sobretudo, ter sido amado. Deixe a voz de Jesus te alcançar, mesmo que esteja parado a uma certa distância dele. Peça ao Senhor que você possa enxergar a qual direção ele deseja que você caminhe.

- Todos vivemos o milagre de viver a cada dia, mas só alguns sabem agradecer. Nossa vida inteira deve navegar em um mar de ação de graças. Faça memória de tantos dons e bens recebidos, e deixe brotar naturalmente do seu interior, o desejo uma resposta generosa e radical a Deus que é Fonte de tudo.

- “...atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu.”, nos conta o evangelho. Aquele que é marcado pela experiência de que é tudo é dom e dado pelo Deus, adquire a fina percepção de que tudo é graça, tudo é “de graça”, somos “agraciados”, “cheios de graça”... Diz um ditado popular:

“A gratidão é a memória do coração”

- Termina tua oração em ação de graças. Tudo é Graça. Pense com muito amor em tudo o que o Senhor fez por você, por meio dos outros, da sua Criação e da sua história passada e presente. Tudo é dom de Deus. Dê graças por tudo.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário