domingo, 30 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 30 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum


30 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 30 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum

- Com alegria acolhemos em nossa vida o dia do Senhor, o domingo. Somos convidados a experimentar a fidelidade e passarmos com Cristo da morte para vida. Este é o poder da memória da páscoa do Senhor. Peça ao Senhor a graça de viver constantemente na sua graça, de participar da salvação que chega em nossa casa por meio da Palavra que acolhemos e da gratidão presente em nosso louvor.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 19, versículos 1 a 10:

Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então, ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na cada de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

- A Palavra de salvação que acolhemos com fé faz com que toda nossa vida seja sinal do dom da presença de Deus. Por isso a conversão de cada instante é a graça necessária para sermos fieis ao projeto de Deus. Converse com Deus sobre tua vontade de acolhê-lo em tua vida e tua disposição de retribuir o bem que ele te fez no serviço aos irmãos e irmãs, de modo especial, aqueles que tua ganância privou da justiça e do amor.

- Como está a casa do teu coração? Se o Senhor viesse hoje em tua presença e pedisse para ser hóspede em tua vida, como ele a encontraria? Qual a disposição da tua vontade em restituir aquilo que causaste prejuízo ao teu irmão?

- Disse Jesus “Hoje a salvação entrou nesta casa. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” Deus vem constantemente à procura do homem. Deseja ardentemente salvá-lo de si mesmo, das suas vaidades, dos perigos da ganância e do acúmulo. Perdidos todos nós estamos quando procuramos prejudicar o próximo. Assim nos afastamos de Deus e de seu projeto de justiça e de paz. Diz assim uma oração inspirada em P. Loidi:

Jesus, se vens à nossa casa,
não a encontrarás arrumada.
Nem tudo está limpo, Senhor.
Não nos atrevemos a deixar-te entrar,
mas precisamos que venhas.
Só Tu podes mudar nossas vidas.
Só Tu podes renovar-nos por dentro.
Vem e entra em nossa casa,
como entraste na casa de Zaqueu.
Precisamos sentir tua salvação.
Vem. Entra até o fundo em nossa vida.
Inflama-nos por dentro.
Reaviva nossas forças e o alento.
Vem procurar e salvar o que estamos pondo a perder.

- Examine teu coração e percebas a necessidade que tens da presença de Deus. Termine tua oração pedindo que ele venha habitar em ti. Para que sejas transformado de dentro para fora, acolha a Palavra de Deus e deixa-te conduzir por ela que é a fonte da tua salvação.

- Ó Deus de amor e misericórdia, que concedes a teus filhos e filhas a graça de te servir como devem, faze que corramos livremente ao encontro das tuas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário