segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 10 de outubro, 2ª feira, 28ª Semana do Tempo Comum.


10 de outubro, 2ª feira, 28ª Semana do Tempo Comum.


- Hoje é dia 10 de outubro, 2ª feira da 28ª Semana do Tempo Comum.

- Nesse dia somos exortados a perceber o verdadeiro sinal enviado por Deus, que é a palavra e a ação de Jesus Cristo e não ficarmos procurando outros sinais para podermos confiar na presença de Deus em nosso meio e nos converter. Peça ao Senhor, nesse momento, a graça da fé e da conversão à Palavra de Deus.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 11, versículos de 29 a 32.

Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus, começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens esta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.

- No tempo de Jesus, as pessoas procuraram sinais do Messias para poder crer em sua presença. Jesus exorta fortemente seus contemporâneos por serem fechados à pregação do Reino e desejarem um milagre extraordinário, que possa garantir a origem divina da mensagem de Jesus. O pedido por um sinal expressa a rejeição do projeto de Deus, manifestado em seu Filho que é a de anunciar um Reino de partilha, de Justiça. Assim, não é somente rejeitar o messias Jesus, mas a lógica do Reino de Deus. O sentido do sinal de Jonas pode estar baseado no fato de que os ninivitas ouviram o julgamento de Deus, pronunciado por Jonas e se converteram. Então é necessário perceber o sinais da vontade de Deus na pregação de Jesus e se converter. Os contemporâneos de Jesus têm a possibilidade de ouvir a sabedoria encarnada que é Jesus e não são capazes de se converter. Peça ao Senhor que te ajude a crer nele e no Reino por ele anunciado.

- O que significa acreditar que Jesus Cristo é enviado de Deus? Quais empecilhos nos impedem de iniciar ou dar continuidade a um processo de conversão? Como colocar em prática a Palavra de Deus meditada todos os dias? Qual lógica é expressa nas minhas atitudes, palavras, nas minhas ações? É aquela do reino de Deus?

- “E aqui está quem é maior do que Jonas” diz Jesus. Hoje em dia temos a nossa disposição tantos meios para aprofundar a Palavra de Deus, são tantos aplicativos, conferências nas redes sociais, propostas de nos reunir para meditar a Palavra, além de ter a certeza de que Jesus é o messias esperado, porém infelizmente, muitas pessoas ainda procuram um sinal e ainda nos custa iniciar um processo de verdadeira conversão, um itinerário espiritual. Com o coração agradecido rezemos o salmo 118:

Como é doce ao paladar vossa Palavra, ó Senhor!
Seguindo vossa lei me rejubilo,
muito mais do que em todas as riquezas.

Minha alegria é a vossa Aliança,
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

A lei de vossa boca, para mim,
vale mais do que milhões em ouro e prata

Como é doce ao paladar vossa Palavra,
muito mais doce do que o mel na minha boca!

Vossa palavra é minha herança para sempre,
porque ela é que me alegra o coração!

- Agradeça a Deus por ter enviado o Messias Jesus, por Ele ser o sinal por excelência do projeto do pai. Peça ao Senhor que lhe ajude a trilhar um caminho de conversão, de mudança de mentalidade, de verdadeiro discipulado de Jesus Cristo. Que lhe ajude a cultivar a lógica do Reino de Deus em seu coração e de expressá-la em suas ações.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário