sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 23 de setembro, 6ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum


23 de setembro, 6ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 23 de setembro, 6ª feira da 25ª semana do Tempo Comum

- O próprio Jesus pergunta a seus discípulos, no evangelho de hoje, sobre o que Ele representa para eles. É muito importante clarear para nós mesmos o significado da pessoa de Jesus em nossa vida e na realidade em que vivemos. De acordo com a imagem que temos de Jesus será o nosso modo de viver a fé. E essa imagem deve ser sempre atualizada de acordo com os Evangelhos, em sintonia com os desafios que vivemos hoje. Jesus não é um personagem do passado, é Deus caminhando conosco em nossa história... Peça ao Senhor a graça de ter Jesus em sua vida.

- Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 18 a 22:

Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.

- O povo em geral via Jesus como um dos profetas, como alguém que falava em nome de Deus, que anunciava e denunciava. Mas Jesus era mais que um profeta. Pedro reconhece Jesus como o Messias. Como o Filho de Deus que era esperado no mundo desde os antigos patriarcas. E Jesus clareia ainda mais o sentido de sua missão ao apontar que será rejeitado e terá que enfrentar a cruz. A exemplo de Jesus, a missão dos apóstolos incluía também correr o risco de serem perseguidos e mortos. Converse com Deus sobre quem é Jesus para você e sobre os riscos você se dispõe a correr por causa Dele.

- Você compreende Jesus, como aquele que assumiu o Reino e, por causa dele, a cruz, dando sua vida por todos? O que Jesus espera de você na realidade em que vive?

- “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”. Abra seu coração a Deus, deixe que Ele o conduza. Ouça o Poema do Pe. Paulo Gabriel, chamado De morrer não tenho medo:

De morrer não tenho medo,
medo eu tenho de viver a vida sem paixão!
De morrer não tenho medo,
medo eu tenho de tolerar calado a injustiça,
incapaz de indignar-me
ante o tirano que mata a utopia.
De morrer não tenho medo,
medo eu tenho de cruzar um dia os braços
achando que já fiz o que devia!

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pela oportunidade de atualizar quem é Jesus para você. Eleve a Deus seu pedido e também uma ação de graças...

- Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário