sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 09 de setembro, 6ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum


09 de setembro, 6ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 09 de setembro, 6ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje encontramos algumas expressões categóricas que nos movem a abandonar o jeito julgador, bastante perigoso e causa de rompimento nas relações. Há um apelo forte que nos convida a fazer em pedaços a cadeira de juiz que todos levamos presa às nossas costas. Há coisas muito mais importantes a fazer do que se dedicar a julgar os outros. Peça ao Senhor que te ajude a ser misericordioso.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículo 39 a 42:

Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".

-“Guia cego” é aquele que, centrado na lei, se situa acima do outro, exigindo dele qualquer tipo de “submissão”. Jesus sempre nos chama à autenticidade. Por isso, Ele está sempre combatendo uma acomodação externa às normas e preceitos. A atitude julgadora petrifica o nosso ser, deixando-nos estagnados: emoção congelada, relações congeladas, imagem de Deus congelada, visões congeladas... A única Lei definitiva é a que está escrita em nosso interior e tem a marca do amor. Peça ao Senhor que ajude a ser misericórdia em ação.

- Você deixa “transparecer” seu coração na vivência cotidiana? Coração oxidado ou ativado pela Misericórdia?

- “Tira primeiro a trave do teu olho”, diz Jesus. O Deus de Jesus não é um juiz com um catálogo de leis que tem necessidade de mandar, controlar, verificar... Basta-lhe a misericórdia, a compaixão... Diz assim Pe. Adroaldo Palaoro:

“Onde não há misericórdia, não há sequer esperança para o ser humano. Enquanto o Reino de Deus estiver no nosso meio, o juiz interior não tem nenhuma chance, estamos sãos e salvos, livres dos seus juízos, de suas expectativas e exigências, de suas acusações e sentenças.”

– Termina tua oração pedindo ao Senhor que te ajude não julgar os outros, a cultivar a mansidão, a aceitar sua própria imperfeição e a dos outros. Implore ao Senhor que te ajude a ser misericordioso, sobretudo consigo mesmo.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário