quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 01 de setembro, 5ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


01 de setembro, 5ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 1º de setembro, 5ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum.

- Estamos iniciando hoje o mês da Bíblia e como temos sede da Palavra divina! Jesus é a Palavra viva do Pai, Ele vem ao nosso encontro para nos saciar a sede. Mas, no encontro com o Senhor, somos desafiados a acreditar em sua Palavra e, não raro, temos de abrir mão de nossas certezas. Foi o que aconteceu com o apóstolo Pedro. Ele era pescador e já tinha pescado a noite toda em vão. Porém Jesus lhe pede para ir às águas mais profundas e lançar novamente as redes. Tudo indicava que daria errado: o horário não favorecia, havia barulho e o trabalho da noite havia sido em vão. Mas Pedro confiou na Palavra de Jesus e o resultado foi surpreendente. Peça ao Senhor que aumente a sua confiança, a sua fé nele.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 5, versículos 1 a 11.

“ Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.”

- Não é fácil abrir mão de nossas certezas e convicções. Mas é esse salto da fé que nos faz participantes do mistério do Reino de Deus. Muitas vezes, pensamos em abandonar algum trabalho ou atividade social ou da comunidade porque nos encontramos na situação de Pedro, muito esforço e pouco resultado. Mas a Palavra que Deus nos dirige, sempre nos traz uma novidade, desde que nela acreditemos e de que com ela nos comprometamos. Confie na força da Palavra de Deus, deixe-se modelar por ela, deixe que ela ilumine sua vida, seu trabalho, sua família, sua caminhada de fé. A Palavra de Deus é luz para nosso caminho. Deixe que ela ilumine seu dia.

- Coloque-se no lugar de Pedro, ouça Jesus dizendo para você: “avance para águas mais profundas e lance as redes”. Procure identificar o significado disso para sua vida e caminhada.

- “Mestre... por causa da tua Palavra, lançarei as redes!”. Confia na Palavra do Senhor! Diz assim o poema da canção de Zé Vicente:

Tua Palavra é Luz no meu caminho
Luz do meu caminho, meu Deus, Tua Palavra é!

Tua Palavra está nas ondas do mar! /Tua Palavra está no sol a brilhar!
Tua Palavra está no pensamento / No sentimento, tua Palavra está!

Tua Palavra está no som do trovão! / Tua Palavra está no som da canção!
Tua Palavra está na consciência! / E na ciência tua Palavra está!

Tua Palavra está na beleza da flor! / Tua Palavra está na grandeza do amor!
Tua Palavra está na liberdade / Na amizade tua Palavra está!

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que vem ao nosso encontro para nos animar, para nos fazer avançar para águas mais profundas do nosso coração, da missão como cristão neste mundo...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário