sábado, 6 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 6 de agosto, sábado|Festa da Transfiguração do Senhor


6 de agosto, sábado|Festa da Transfiguração do Senhor


– Hoje é dia 6 de agosto, sábado |Festa da Transfiguração do Senhor.

– No evangelho de hoje Jesus subiu à montanha para rezar. Levou consigo Pedro, seus companheiros. A subida cansativa e os dias longos de caminhada deixam-nos com muito sono. Jesus rezando manifesta sua glória, seu rosto e suas vestes manifestam gloriosamente sua identidade. Peça ao Senhor que a Sua Palavra te desperte, torne vivo e ativo em você, a cada dia, o teu caminho com Ele.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 9, versículos 28b a 36:

Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!" Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

- Pedro, João e Tiago estavam cheios de sono mas ao acordar viram a glória de Cristo! No Jardim das Oliveiras, de novo adormeceram. Na bíblia, este sono significa que os discípulos não tinham ainda compreendido Jesus e a sua relação com o Pai. A transfiguração de Jesus manifesta sua divindade. Mesmo diante de toda essa manifestação as testemunhas da transfiguração se mantiveram caladas, afinal, o que importa é “escutar o que Ele diz”. Louve a Deus por sua presença gloriosa na sua vida.

- Quantas vezes o teu olhar se fecha com sono? Quantas vezes os teus ouvidos se fecham também à palavra que Jesus te dirige?

- “"Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!", diz o evangelho de hoje a cada um de nós. E o poema/oração do Pe. Francys Silvestrini Adão nos faz rezar assim:

Sim, Tu queres oferecer-me Tua Luz
Mas antes Tu partilhas comigo
Tua Presença amorosa
capaz de revelar as fragilidades e
contradições de minha humanidade
Pois não há Vida nova
se eu não lembrar de onde venho
não há Vida nova
se eu não mergulhar em quem sou
não há Vida nova
se eu não for tocado e abraçado
por um Amor que não rejeita nada em mim
arrancando-me assim da escuridão
do medo, da ignorância e da solidão
Obrigado Senhor
por Teus caminhos
sempre surpreendentes

– Termina sua oração deixando a palavra rezar em você. Permita que Jesus te leve para a montanha, abrace seus sentimentos, aqueles que mais te inquietam. Deixa que Jesus mergulhe na sua oração e que você possa dizer: “é bom estar aqui”.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário