quinta-feira, 25 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 24,42-51 - 25/08/2022


Sirva ao próximo com amor

“Ficais atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada” (Mateus 24,42-43).



Meu irmão, minha irmã, estamos aí nos encaminhando para o final do Evangelho de Mateus. E como eu já dizia há alguns dias, e como revela o Evangelho, encaminha-se aí para o final dos tempos; o Evangelho mostra o tempo do juízo, então, é um tempo de vigilância, é um tempo de atenção. “Ficais atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”.
Qual é o dia que virá o Senhor? Não sabemos. Ele pode vir hoje mesmo, pode vir amanhã, pode vir daqui a 10 anos, a 100 anos. Certo é que precisamos estar preparados para o Senhor voltar.
E, depois, o Senhor ainda contou uma parábola, uma história dizendo do empregado fiel e do empregado mau. O empregado fiel é responsável, e ele vai cuidar dos demais empregados dando a comida na hora certa. Já o empregado mau bate no outro, faz o mal ao outro, come, bebe e, no dia que o Senhor voltar, vai então verificar que aquele empregado não viveu aquilo que ele tinha que viver.

Ajuda-nos, Jesus, a vigiar, a servir por amor e no amor

Meus irmãos, todos nós somos filhos de Deus, somos todos responsáveis pela nossa vocação, pela nossa caminhada. E como responsáveis que somos, como empregados que somos do Senhor, também devemos servir aos nossos irmãos. Somos empregados servidores, somos filhos de Deus, servidores. E o Senhor, quando voltar, deseja que estejamos atentos, deseja que estejamos vigilantes. De que forma o cristão está vigilante? Na oração. De que forma o Senhor, o cristão está vigilante? No serviço aos irmãos.
Quem não vive para servir não serve para entrar no Reino dos Céus. Temos que servir, temos que amar Nosso Senhor. Como servir? Como vigiar, padre? Nas coisas simples do dia a dia, na oração, na vida sacramental, no trabalho honesto, na evangelização comprometida, no serviço de amor discreto ao próximo que só o Pai vê.
Somos contratados pelo Reino de Deus, fomos contratados por Nosso Senhor. Onde estivermos, vivamos o serviço a Deus, amemos o irmão, amemos o nosso próximo, porque o Senhor vai voltar, e que Ele nos encontre vigilantes, que Ele nos encontre servindo aos nossos irmãos, vivendo aquilo que nós devemos viver. Ajuda-nos, Jesus, a vigiar, a servir por amor e no amor.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário