sábado, 23 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 23 de julho, sábado, 16ª semana do Tempo Comum


23 de julho, sábado, 16ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 23 de julho, sábado da 16ª semana do Tempo Comum.

- A parábola do Joio e o trigo contada por Jesus no evangelho de hoje é provocativa. O ser humano vive marcado por polos opostos: luz e escuridão, céu e terra, fragmentação e unidade, espírito e instinto, amor e agressividade, solidão e vida comum, medo e desejo, proximidade e distanciamento, razão e sentimento, sagrado e profano, animus e anima..., trigo e joio. Peça ao Senhor a luz e a força da graça, para saber distinguir e afastar o que te afasta do amor de Deus.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 24 a 30:

Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: "O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: 'Queres que vamos arrancar o joio?' O dono respondeu: 'Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'".

- O trigo e o joio não nascem em campos diferentes, nem dividem as pessoas em dois grupos: bons e maus. Trigo e joio habitam juntos em cada coração humano. Somos “húmus”, carregados de fragilidades, limitações... Os dois dinamismos (trigo e joio) fazem parte de nossa constituição humana. Enquanto vivermos, o joio se fará presente no campo do nosso interior. Isso nos impõe humildade e nos protege de uma dureza falsa em relação a nós mesmos e aos outros. E confiamos no fato de que o trigo é mais forte do que o joio e de que o joio poderá ser separado na colheita. Peça ao Senhor que ajude a conviver e aceitar o joio e o trigo que vivem dentro de você e que isso te faça mais humano.

- Frente ao “joio” presente em seu interior, que atitudes assume: auto-julgamento? moralismo? intransigência? E frente ao “outro”, que “pensa, sente e ama de maneira diferente”, como você se situa?

- “Deixai crescer um e outro até a colheita!”, diz a parábola de hoje. A melhor resposta é dar a oportunidade para que o trigo amadureça; a melhor solução é abrir possibilidade para que o joio seja transformado. É questão de saber esperar. E disso, o amor é especialista. Na catequese sobre o Pai Nosso diz o Papa Francisco:

“Por vezes perguntamo-nos: porque este Reino se realiza tão lentamente? Jesus gosta de falar da sua vitória com a linguagem das parábolas. Por exemplo, diz que o Reino de Deus é semelhante a um campo no qual crescem juntos o trigo e o joio: o pior erro seria querer intervir imediatamente extirpando do mundo aquelas que nos parecem ervas daninhas. Deus não é como nós, Deus tem paciência. Não é com a violência que se instaura o Reino no mundo: o seu estilo de propagação é a mansidão.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te livre de ver a realidade dividida em duas: bom ou mal, trigo e joio. Que assim ele te ajude a não ser juiz implacável que “salva” ou “condena” os outros. Peça também que ele te dê paciência e mansidão diante do joio e trigo que moram no seu coração.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário