quinta-feira, 7 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 07 de julho, 5ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


07 de julho, 5ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 07 de julho, 5ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum.

- “Não temas, Eu venho em teu auxílio”, diz o Senhor por meio do profeta Isaías. Quanto à tua volta tudo parece feito para te levar à desconfiança e ao medo, o Senhor te convida à confiança. Ele está contigo, porque te ama. Abre o teu coração a esta presença de Deus. Deixa que Ele pacifique o teu interior. Confia-lhe os teus medos. Na certeza da sua presença, começa a tua oração.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 7 a 15:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo".

- Mas o coração da missão apresentada por Jesus continua sendo a gratuidade e abertura de coração. O conteúdo é a proclamação do Reino. O desdobramento dessa proclamação é o socorro dos pobres (doentes, leprosos, possuídos) ou seja, quem é impuro e está à margem da religião oficial. A recomendação de Jesus é que os missionários sejam desapegados, não levem muito conteúdo, bagagem extra. O fardo de Jesus é leve. Levam a paz do Messias, que os amantes da paz logo reconhecerão e estarão dispostos a receber. Mas também Jesus os prepara caso haja rejeição ao acolhimento da Palavra: não dar ouvidos, sacudir a poeira e partir para a próxima. A paz oferecida por Jesus aos seus discípulos é a mesma paz que chegou até nós. Sinta que essa paz, dom de Deus, deve ser oferecida aos outros. De graça a recebemos.

- Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo, você pode participar na construção do Reino de Deus, aqui e agora. Como está a sua participação? “Só se pode dar o que ser tem; e o que não se dá… perde-se!”. Você deixa transbordar a riqueza dos seus dons, oferecendo-a aos outros?

- “De graça recebestes, de graça deveis dar!", anuncia Jesus no evangelho de hoje. Que coloquemos nossos dons a serviço do reinado de Deus neste mundo. Reza assim o místico Thomas Merton:

Pai,
rogo-te que me guardes
nesse silêncio
para que eu aprenda dele
a palavra da tua paz,
a palavra da tua misericórdia
e a palavra da tua mansidão
para com o mundo.
E que por mim, talvez,
tua palavra de paz
possa ser ouvida onde,
por muito tempo,
não foi possível
a ninguém ouvi-la.

- Termina sua oração pedindo que o Senhor te faça instrumento da Sua Paz. Peça que Ele te dê a graça de ser despojado de si mesmo para sentir a presença dos mais necessitados e sofredores, os preferidos do Reino. Peça que Ele te dê a alegria de ser seu colaborador na construção do seu Reino de Amor.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário