quarta-feira, 6 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 06 de julho, 4ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


06 de julho, 4ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 06 de julho, 4ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum.

- Passamos o tempo a lamentar a ausência de Deus: porque acontecem tragédias, porque o mal está por todo lado, porque a sociedade não tem lugar para Deus... Mas, só você pode tornar eficaz a presença de Deus. Você é as mãos, os braços, a boca, os ouvidos, os olhos de Deus no meio do mundo. Se não agires o sonho de Deus para a transformação do mundo ficará por realizar, seu Reinado não acontece. Coloque-se na presença de Deus e deixa que Ele te mostre como precisa de você, hoje, para transformar o mundo.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 1 a 7:

Naquele tempo,Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'".

- O evangelho de hoje mostra Jesus escolhendo colaboradores para a tarefa primordial para a qual ele veio: proclamar o Reino de Deus. Escolhe pessoas próximas, irmãos, mas também outros de diferentes origens, posição social, modos de pensar. Jesus apresenta a missão de curar e libertar, instrui e mostra seu plano de trabalho. O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. Ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados. Peça ao Senhor que reine em seu coração e o ajude a também anunciar o Reino de Deus.

- Jesus chama-nos como aos doze apóstolos, cada um pelo seu nome. Você tem consciência de que é chamado(a) de forma pessoal, particular e acredita que Jesus precisa de você? Que caminho o Senhor te oferece? Quem são, à sua volta, as ovelhas perdidas de Israel? O que você faz desta missão?

- “Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'", anuncia Jesus no evangelho de hoje. Jesus conta conosco para que Deus reine neste mundo. O Pe. Benjamim Buelta num trecho do poema Obrigado porque nos necessitas, diz assim:

Em tua aparente paralisia,
nos envias a percorrer caminhos.
Somos teus pés e te aproximamos
das vidas mais marginalizadas,
pisadas suaves para não despertar
as crianças que dormem sua inocência,
passos fortes para descer até a mina
ou entregar uma carta perfumada.
Nos pedes ser teus ouvidos,
para que tua escuta tenha rosto,
atenção e sentimento,
para que não se diluam no ar,
as queixas contra tua ausência,
as confissões do passado que remói,
a dúvida que paralisa a vida
e o amor que partilha sua alegria.
Obrigado, Senhor, porque nos necessitas.
Como anunciarias tua proposta
sem alguém que te escute no silêncio?
Como olharias com ternura,
sem um coração que sinta teu olhar?
Como combaterias a corrupção
sem um profeta que se arrisque?

- Termina sua oração sentindo o chamado de Jesus. Ele está sempre te chamando para a sua missão. Diga a Ele que você está de coração aberto para colaborar naquilo que necessitar.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário