sexta-feira, 1 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 01 de julho, 6ª feira da 13ª Semana do Tempo Comum


01 de julho, 6ª feira da 13ª Semana do Tempo Comum

- Hoje é dia 01 de julho, 6ª feira da 13ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus chama Mateus que prontamente se levanta e segue o Mestre. Já na casa de Mateus, para onde Jesus se dirige para uma refeição, vemos algo muito significativo. O chamado de Mateus atrai para Jesus outros tantos cobradores de impostos e pecadores a ponto de incomodar os fariseus, escravizados em suas regras separatistas de purificação. Temos aí, da boca de Jesus, uma declaração de misericórdia:” De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Peça ao Senhor que te ajude a estar sempre de prontidão para dizer sim ao seu chamado.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 9, versículos 9 a 13:

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores"

- O chamado de Jesus se dirige a um dos coletores de impostos: Mateus, homem duplamente excluído. Da parte dos romanos é visto como um funcionário de baixo escalão, sob o qual sempre paira a desconfiança de não ter repassado o imposto adequado. Da parte dos judeus é visto como um traidor de seu povo, que se presta a servir os romanos e a explorar ainda mais ao retirar sua propina. Jesus consegue perceber ali uma pessoa, escondida debaixo daquela ingrata função. Ao ouvir as palavras de Jesus, ele se levanta prontamente , pois não quer mais aquela vida. Deus nos chama em nossa vida, independente da condição em que ela se encontra. É preciso ter disposição e coragem para levantar e segui-lo. Peça ao Senhor essa coragem.

- Jesus não tem vergonha, nem hesita, em ir ter com todo o tipo de pessoas, incluindo publicanos e "gente de má fama"... acontece o mesmo com você? Mateus responde sem hesitar ao convite de Jesus. Você costuma ser disponível para fazer o bem? Ou vence a preguiça e a hesitação?

- "Segue-me!", diz Jesus a Mateus, que faz de seu chamado não uma exclusividade, mas uma oportunidade para que outros tantos também encontrassem Jesus. Nós também devemos agir assim, fazendo de nosso chamado um serviço, convertendo-nos de fiscais cobradores a misericordiosos servidores. Possamos dizer como esse trecho da músicaTu és a razão da jornada”:

Um dia escutei teu chamado, / divino recado batendo no coração
Deixei deste mundo as promessas / e fui bem depressa no rumo da Tua mão!

Tu és a razão da jornada, / Tu és minha estrada, meu guia, meu fim
No grito que vem do teu povo, / te escuto de novo, chamando por mim

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que te conceda disposição necessária para deixar tua alfândega, para abandonar os cálculos que tantas vezes te levam a quantificar as pessoas ao invés de as valorizar. Peça também que Ele te ajude a ser capaz de reconhecer e testemunhar a Sua misericórdia na tua vida.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário