terça-feira, 7 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 7 de junho, 3ª feira, 10ª Semana do Tempo comum


7 de junho, 3ª feira, 10ª Semana do Tempo comum

- Hoje é dia 7 de Junho, 3ª feira da 10ª Semana do Tempo comum.

- Jesus diz que somos o sal da terra e a luz do mundo! Cuidemos para que o sal não fique insosso e a luz não fique em lugar impróprio, onde não servirá para iluminar. A luz e o sal estão intimamente ligados às nossas ações em relação a nós mesmos e aos outros. Peça ao Senhor a graça de crer e estar junto Dele.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 13 a 16:

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”

- Temos que ser o tempero do mundo. Não podemos deixar esse mundo se corromper. Devemos refletir a luz de Jesus, por isso, temos que iluminar as trevas da discórdia, da indiferença, do desamor, do ódio, da violência. Onde não há luz, somos nós que devemos iluminar com nossa presença, plena de Amor, Paz, Diálogo. Ser sal e luz do mundo implica dar sabor à vida e iluminar a escuridão ao nosso redor. Peça ao Senhor que te dê discernimento para que você seja capaz de dar sabor à sua vida e mudar as atitudes.

- Na sua vida, você considera as dificuldades e as dores que as pessoas vivem? Ou se importa somente com seus problemas? Procura ser luz na vida de alguém que está desolado?

- “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.” nos diz o evangelho de hoje. Nossa luz brilhe em meio ao mundo que está mergulhado no egoísmo, opressão e ganância. Sejamos esse sal e essa luz que traz esperança para todos. Diz assim o poema de Ilda de Oliveira:

Vós sois o sal da terra e do mundo a clara luz,
Sol que dá a vida o sabor,
Luz que mostra o caminho do amor!

Se há fraternidade, é porque a nossa luz brilhou,
Se há comunidade, nosso sal o evangelho conservou!

Onde existe a partilha, é porque a nossa luz brilhou,
Se é unida a família, nosso sal o evangelho conservou!

Se estamos reunidos, é porque a nossa luz brilhou,
Dando graças ao Deus vivo, nosso sal o evangelho conservou!

Quando todos forem sal e luz no mundo, as guerras, as mortes
e todos os males causados pelas mãos humanas desaparecerão,
e todos gozarão de plena paz, amor e fraternidade!

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que ilumine sua vida e mantenha acesa a chama da luz do amor e da esperança.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário