terça-feira, 28 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 28 de junho, 3ª feira, dia de Santo Irineu de Lion.


28 de junho, 3ª feira, dia de Santo Irineu de Lion.

- Hoje é 28 de junho, dia de Santo Irineu de Lion, bispo e mártir.

- Inúmeras vezes a falta de fé nos paralisa, nos impossibilita de ir além e crer em nós mesmos e na providência de Deus. O medo é uma condição natural e humana, que nos faz preservar do mal e do sofrimento. Contudo, precisamos superar a falta de fé que o medo faz crescer em nós. Ore ao Senhor e peça-lhe que ele dê a você o dom da fé. Que as ondas do mar da vida não o impeçam de ir adiante ao encontro com o Senhor, nosso porto seguro.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 8, versículos 23 a 27:

Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. "Senhor", diziam, "salva-nos, estamos perecendo!" - "Por que tanto medo, homens de pouca fé?", respondeu ele. Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: "Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

- A igreja do Evangelho de Mateus se vê ameaçada pela precariedade da fé e a tempestade das perseguições assolam a comunidade que nasce do testemunho dos apóstolos. Jesus se faz presente e questiona a fé, ou ela é viva ou está morta. Jesus tem poder sobre os corações humanos e sobre a natureza que o obedece, pois ele é o Filho do Criador. Peça ao Senhor coragem quando a dor e o medo rondarem sua vida.

- O medo tem nos impossibilitado de seguir adiante? Ouvimos mais a mensagem de Jesus ou de nossos medos internos? Somos obedientes à Palavra de Jesus ou nos deixamos guiar pelas incertezas do mundo?

- “Senhor”, salva-nos, estamos perecendo!”, pedem os discípulos no evangelho de hoje. A humanidade inteira padece ao sofrimento, pois sofrer é uma condição humana. A fé, por sua vez, é dom de Deus. Pela fé, somos fortalecidos diante dos problemas da vida e lidamos com os conflitos com esperança de superá-los. Diz assim o poema de Bráulio Bessa:

Só eu sei cada passo por mim dado
nessa estrada esburacada que é a vida,
passei coisas que até mesmo Deus duvida,
fiquei triste, capiongo, aperreado,
porém nunca me senti desmotivado,
me agarrava sempre numa mão amiga,
e de forças minha alma era munida
pois do céu a voz de Deus dizia assim:
– Levanta o queixo, meta os pés, confie em mim,
vá pra luta que eu cuido das feridas.

- Conclua sua oração pedindo a Deus coragem para enfrentar os desafios que a vida reserva. Não deixe perecer sua fé. Alimente-a pela oração. Viva e confie na providência Divina.

- Gloria ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário