quinta-feira, 26 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 26 de Maio, 5ª Feira da 6ª Semana da Páscoa


26 de Maio, 5ª Feira da 6ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 26 de Maio, 5ª Feira da 6ª Semana da Páscoa.

- Jesus faz mais uma promessa: a dor dilacerante da Paixão e da Cruz se transformará em intensa alegria. O mundo se alegrará por pouco tempo, na aparente derrota de Jesus, enquanto “os seus” chorarão e lamentarão. Mas, em outro pouco tempo, as realidades se inverterão para sempre: o mundo e seus chefes derrotados; os de Jesus, alegres eternamente. Os discípulos não são capazes de compreender ainda, compreenderão no dia da Páscoa. Agradeça ao Senhor pela sua Páscoa que nos redime, trazendo vida plena, vida eterna.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 16, versículos 16 a 20:

Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e: 'Eu vou para junto do Pai'?' Diziam, pois: 'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.' Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós porque eu disse: `Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

- Jesus se despede dos seus discípulos encorajando para a missão, mostrando que a tristeza da sua partida será passageira, porque depois virá uma alegria incomensurável, pois ele estará sempre presente por meio do Espírito Santo, que animará seus discípulos na missão. Quando Jesus se manifestar Ressuscitado, tomados pela alegria pascal, receberão a paz, o dom do Espírito e da vida. Jesus não deixou órfãos, nem aos discípulos, nem a nós. Ele veio, vem e virá sempre! O nosso coração de fiéis deve estar sempre cheio de alegria, afinal de contas, Jesus é o Emanuel Deus conosco. Converse com Deus sobre a sua missão iluminada e conduzida pelo Senhor ressuscitado.

- Você vive sua missão cotidiana trazendo a fé viva no ressuscitado presente em seu agir? Na sua vida de fé você traz alegria do ressuscitado em suas relações com o próximo? Sua vida anuncia que o Senhor vive e está presente?

- “... Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.”, diz o evangelho de hoje. A tristeza da paixão e morte transformar-se-á na alegria pascal, libertando-nos de todos os males e dando-nos vida em plenitude, vida eterna. Assim diz a música Ressuscitou, do autor Kemuel:

E vivo está em mim
Onde estaria sem ti
Não seria nada não
Onde estaria sem ti
Eu não seria nada
A tumba que o abrigou vazia agora está
Seu corpo não está mais lá
A morte ele venceu
A morte ele venceu
Ele venceu
Teu nome, Deus, é vencedor
A Cristo rei todo louvor
Teu nome, Deus, é vencedor
A Cristo rei todo louvor

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que aumente sua fé na ressurreição, na presença transformadora do ressuscitado, razão de ser de nossa vida cristã, que nos conduz à vida eterna que começa no já da nossa história.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário