domingo, 15 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 14 de maio, sábado, festa de São Matias, apóstolo


14 de maio, sábado, festa de São Matias, apóstolo


- Hoje é dia 14 de maio, sábado, dia em que a Igreja faz memória a São Matias.

- “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, disse Jesus a seus discípulos. Este é o legado que o Mestre de Nazaré deixou para seus seguidores: o ensinamento do amor. Um discípulo de Jesus não se distingue por suas vestes, nem por seus títulos, nem por sua obediência a preceitos morais, nem mesmo por sua defesa da sã doutrina. Um autêntico cristão é identificado por sua capacidade de amar como Jesus nos amou. Peça ao Senhor que te ensine a amar.

- Escutemos o Evangelho de João, capítulo 15, versículos 9 a 17.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

- E, segundo o Evangelho de João, como amou Jesus? Qual a medida do seu amor? A medida do seu amor é o amor sem medidas. Aquele amor que implica a vida toda, que Jesus leva até a morte violenta na cruz. Jesus amou entregando-se sem reservas, doando sua vida, fazendo de sua vida um serviço aos seus amados. Bem diferente dos Evangelhos sinópticos em que o mandato do amor tem outra formulação, “amar o próximo como a si mesmo”, no Evangelho de João, a medida do amor não sou eu, mas o Cristo crucificado, que não poupou ou reservou nada para si, nem sua própria vida. Em silêncio, reflita sobre isso.

- Como ser verdadeiro herdeiro do legado de Jesus? Como amar sem medidas? Como entregar a própria vida em prol do outro exatamente como Jesus fez?

- “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”, diz Jesus. O Evangelho de João nos convida à atitude corajosa de dar continuidade ao legado do Mestre. O amor do Pai deu a Jesus coragem para se entregar. Agora, seu amor pode nos capacitar a viver no amor, e a nos tornar outro Cristo para o bem dos pobres, dos fracos, dos mais vulneráveis. Isso é ser discípulo de jesus; é seguir seus passos. Veja o que diz o poema de Solange do Carmo:

Como distinguir um discípulo teu, Jesus?
Suas vestes são mais brilhantes?
Sua liturgia é mais vibrante?
Sua ortodoxia é mais confiável?
Sua palavra é mais agradável?
Como distinguir um discípulo teu, Jesus?
Ele reza um missa mais bonita?
Ele canta, prega, expulsa demônios e grita?
“Meu discípulo não se distingue por estereótipos,
Nem por recursos retóricos.
Meu discípulo tem o distintivo do amor,
Do amor desmedido,
Do amor serviço,
Do amor doação.
Meu discípulo defende a vida de coração”.
Dá-nos, Senhor,
Coragem para amar
Até a entrega da própria vida em oblação.

- Feche os olhos e faça uma prece. Abra seu coração para acolher o amor de Jesus como Jesus acolheu o amor do Pai. Peça ao Senhor que te ajude a amar sem medida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário