terça-feira, 3 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 03 de maio, 3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa. Festa de São Felipe e São Tiago


03 de maio, 3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa. Festa de São Felipe e São Tiago


- Hoje é dia 03 de maio, 3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa. Festa de São Felipe e São Tiago, Apóstolos.

- No evangelho de hoje Jesus diz a Tomé que Ele não só é o caminho, mas a verdade e a vida. Também afirma sua unidade com o Pai, que vai ser aprofundada depois da pergunta de Felipe que pedia para lhes mostrar o Pai. Na verdade, Jesus já revelava o Pai. Afinal, Ele e o Pai são um! Abra seu coração para acolher esta verdade de fé. Coloque nas mãos do Senhor sua vida.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 6, versículos 22 a 29:

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

- Jesus termina seu discurso convidando os discípulos para que acreditem n’Ele e assim farão obras maiores que as d’Ele. Afinal, logo mais Ele iria ao Pai e se fazia necessário continuar sua missão. Somos capazes de prosseguir fazendo obras ainda maiores e dar continuidade à missão de Jesus. É tempo de anunciar o Caminho, a Verdade e a Vida, quando muitas vezes nos deparamos com notícias de morte e mentiras (fake news) que desnorteiam o caminho das pessoas. Peça ao Senhor que te ajude anunciar o caminho, a verdade e a vida, que é Ele mesmo.

- Na busca pelo caminho, sempre há inquietações que podem perturbar o seu interior. O que tem te inquietado e roubado a paz? Como anda sua fé? O que mais você pode fazer para concretizar a missão dada pelo Mestre? Como você tem vivido a vocação de discípulo?

- "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”, diz Jesus no evangelho de hoje. Sobre o que significa esta afirmação no evangelho de São João, veja o que diz Neuza Silveira de Souza:

“Jesus quer dizer: “Se vocês querem conhecer a Deus, nosso Pai, devem olhar para mim, escutar minhas palavras.” Sabemos que Deus é invisível. Ninguém O viu, nem ouviu. É por meio de Jesus que o Pai se dá a conhecer e nos fala. Dizemos que Deus se revelou em Jesus. Jesus é o porta voz do Pai, Ele é o rosto do Pai. Jesus nos conduz ao Pai. Jesus está sempre voltado para o Pai. Ele O chama de “Abbá” (Papai). Ele procura a vontade do Pai em tudo e quer levar todos ao Pai, fazer descobrir o amor e a misericórdia do Pai, rezar ao Pai.”

- Termina sua oração apresentado o seu caminho a ser percorrido: as pedras que estão sendo obstáculos, os galhos secos que estão pela estrada. Lembre-se que cada passo da sua jornada é ajudado pelo Senhor que caminha com você e se faz também Caminho, mostrando sua verdade e fazendo gerar vida.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário