terça-feira, 26 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 26 de abril, 3ª feira da 2ª semana da Páscoa


26 de abril, 3ª feira da 2ª semana da Páscoa

- Hoje é dia 26 de abril, terça-feira da Segunda Semana da Páscoa.

- O tempo da Páscoa sinaliza a alegria pela vitória da vida sobre a morte. O amor venceu a dor, a luz venceu as trevas... A experiência da ressurreição leva a enxergar tudo com novos olhos, leva a uma nova forma de viver. Por isso, é preciso deixar-se transformar pelo mistério da ressurreição de Jesus, é preciso nascer de novo. É preciso recriar em nós as atitudes de Jesus, esse é o caminho que nos faz participantes de da vida eterna que nos foi prometida. Busque, no mais profundo de seu coração, a luz da ressurreição, nela o Senhor vem ao nosso encontro com amor...

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 3, versículos 7 a 15.

“Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito. Nicodemos, então, perguntou: Como pode isso acontecer? Jesus respondeu: Tu és o mestre de Israel e não conheces estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo: nós falamos do que conhecemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu? [...] Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna.”

- A Páscoa é a vitória de Cristo sobre o sofrimento, sobre dor, sobre a morte. Revela que Deus, que é amor, bondade e misericórdia triunfa sobre o ódio, sobre a maldade e a violência. Em Jesus encontramos a grande vitória que Deus reserva para toda a humanidade. A cruz não é o fim, ela não tem a última palavra. A vida vence a morte, Jesus é a vida nova. Por meio d´Ele participamos dessa vitória. Sua ressurreição nos abre a vida nova, a vida do alto. Precisamos nascer de novo, fazer nossa as escolhas de Jesus. Peça ao Senhor que te dê força e coragem para abraçar a defesa da vida e enfrentar as cruzes do dia a dia.

- Recorde a cena Bíblica, coloque-se no lugar de Nicodemos, faça seu esse diálogo com Jesus e procure ouvir o que o Senhor quer dizer a você. Que significa hoje para você nascer de novo?

- Disse Jesus: “É necessário para vós nascer do alto”. Veja o que diz o poema “Páscoa...” de Edna Gotten:

Páscoa é ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida.
Páscoa é investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
Páscoa é renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
As coisas que não gostamos em nós,
[...] é vermos que hoje...
Somos melhores do que fomos ontem.

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pelas descobertas neste encontro com Sua Palavra. Peça a graça de vivenciar a vida nova do Ressuscitado em sua família, no seu trabalho em sua comunidade.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário